Comunidade Católica do Tocantins se Despede do Bispo Dom Heriberto Hermes

A Comunidade Católica do Tocantins despediu-se do Bispo Emérito de Cristalândia, Dom Heriberto Hermes, o momento foi marcado por uma belíssima Celebração Eucarística, na Cadetral Nossa Sra. do Perpétuo Socorro, em Cristalândia – TO, na Região Oeste do Estado. A missa foi presidida pelo Bispo Prelado de Cristalândia, Dom Queiroz. E concelebrada por Dom Romualdo Matias (Bispo de Porto Nacional e Vice Presidente do Regional Norte 3), Dom Philippe Dickmas (Bispo de Miracema e Presidente do Regional Norte 3), Pe. Valdeon (Representante da Arquidiocese de Palmas), Abade James Robert Albeis – OSB (Representante da Província Beneditina) e Dom Ren Ovane Roy – OSB – (Representando a Família Beneditina).
Na homilia, Dom Queiroz iniciou sua fala com as seguintes palavras: “Estamos reunidos na Eucaristia onde se atualiza o sacrifício de Jesus, para contemplar a última viagem de Dom Heriberto”. E continuou: “A morte sempre nos causa medo, tristeza e angústia, porque não temos mais a amizade das pessoas queridas, mas Dom Heriberto agora já tem todas as respostas sobre a morte”. Citando o livro da Sabedoria, completou:“Os justos parecem ter morrido, mas sua vida está nas mãos de Deus”. O Bispo Prelado destacou ainda que Dom Heriberto, continuou na Paróquia de São José (Paraíso – TO), Centro de Direitos Humanos, Reunião do Clero e nas Reuniões do Regional Norte 3. E concluiu:“Dom Heriberto viveu profundamente sua páscoa, a morte é somente física, Jesus quer a nova vida e não a morte”. No final da missa, algumas homenagens foram prestadas, a primeira foi do Presidente do Regional Norte 3 da CNBB, Dom Philippe Dickmas, que leu a carta enviada do Papa Francisco, posteriormente destacou:“Ele foi um lutador, um homem de oração e questionamento, seu episcopado foi marcado pela defesa da bandeira dos mais fracos”. Dom Ren Ovane Roi – OSB (Família Beneditina) – “Eu vim para agradecer ao povo da Prelazia de Cristalândia, por tudo que vocês fizeram por Dom Heriberto”. Pe. Eduardo (Clero) –Quando Dom Heriberto recebeu a carta do Papa João Paulo II, ele foi para a capela rezar, a palavra que veio na cabeça, eles são ovelhas sem pastor. Ele investiu na formação presbiteral e criou 7 paróquias, ele foi um pai”. Dom Romualdo (Bispo de Porto Nacional) – Reitero a fala do Presidente do Regional Norte 3. Destaco ainda que Dom Heriberto foi um grande pastor, amigo dos pequenos, também conhecido na Diocese de Porto Nacional, nossa palavra final é gratidão”. Pastor Enoque – (Ecumenismo ) – “Trabalhei com ele muito tempo, sempre respeitou as diferenças religiosas, através dele fiz diversos cursos, com a ajuda dele cheguei a chefia do poder executivo de Rosalândia”. Silvano (Movimentos Sociais) – Dom Heriberto foi um homem que pensava conforme o lugar que caminhava. Um homem simples e de profunda oração, ele sempre andou no Rumo de Deus, a ele devo toda a minha formação jurídica”. Corina e Cláudio (Movimento Matrimônio Mundial) – Dom Heriberto me fez amar uma Igreja coerente, ele sempre se dedicou a todas as pastorais. Ele foi um intercessor da vida”. Representante da Educação Municipal – “Ele evangelizou com palavra e com a vida”. Pe. Sidney (Representante dos Redentoristas) – “Ele foi um bispo que incomodou muita gente, apesar da fragilidade física”. Da nossa Diocese estiveram presentes os padres Juarez Gomes, Heldeir Carneiro, Vanderlan Cardoso, Edisley Batista, Osteval Glória, Tiago Messias, Osman Castro e Eldinei Carneiro. Participou também da cerimônia o Prefeito de Cristalândia, Cleyton Batatinha. A missa foi marcada por um clima de profunda oração e sentimento de pesar. Após a celebração houve uma procissão na praça da matriz, em seguida seu corpo foi sepultado na cripta da Catedral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Fonte: Pascom da Paroquia Santo Antônio – Gurupi : Pe. Eldinei Carneiro