Destaque Notícias das Paróquias e Foranias Notícias Diocesanas

Comunidades celebram ação de graças pelos 10 anos de vida sacerdotal

Neste sábado (29), em Gurupi a comunidade da Matriz de Santo Antônio celebrou a missa de ação de graças com grande louvor e adoração a Deus dos 10 anos de vida sacerdotal de sete padre da diocese de Porto Nacional. Na ocasião esteve presente Bispo Dom Romualdo Matias, Bispo Dom Geraldo Gusmão os padres Eldinei Carneiro pároco a comunidade de Santo Antônio e os demais padres aniversariantes, Pe. Dorivan Ribeiro da cidade de Combinado, Pe. Gleibsom Moreira Prefeito em Dianópolis, Pe. Jucimar Ribeiro de Porto Nacional e nosso vigário Pe. Vilmário Lustrosa.

A Santa Missa foi presidida por Dom Geraldo Gusmão que durante a homilia compartilhou o sentimento de satisfação pelo trajetória de vida na Igreja dos padres presentes. Ressaltou sobre o tempo litúrgico aos leigos o tempo do natal e portanto, no tempo da sagrada família, eis o modelo para as famílias atual e relembrou a palavra do evangelho do dia Evangelho (Lc 2,22-35). ” humanamente falando o choque entre pais e filhos era para acontecer dentro da sagrada família, e o evangelho de hoje apresenta um fato concreto sobre Jesus perdido em Jerusalém, (…) no caso da sagrada família não houve choque, Maria sempre na plenitude da graça enquanto é possível a uma criatura humana, e José o justo, que acolhia a mãe com um filho que não é dele, o filho o verbo se fez carne e habitou no meio de nós. O que está faltando dentro do coração de pais e filhos é o Deus, pela ação do Espírito Santo em nós não haveria choque nas famílias”. Além disso falou sobre o perdão, a caridade e o amor.

“Aos padres o bem mais precioso para vocês é a família o presbitérios, quanto mais vocês cultivar a vida em presbítero mas você será sacerdote, quem preside o presbitério é o bispo diocesano, não há vida sem presbitério e nem presbitério sem bispo, a primeira família de vocês hoje é a família presbiteral, não queiram se isolar, não deixem que falsos valores entrem no coração de vocês, e o lugar de Jesus Cristo no coração de cada membro, e assim seguirem, esta missa como ação de graças pelas famílias de vocês enquanto família presbiteral”. Exortou Dom Geraldo.

Bispo Dom Romualdo com muita alegria e merecimento agradeceu a Deus e a todos pelas palmas e enfatizou também sobre o modelo de família que é a sagrada família, José, Maria e o menino Jesus. ” Agradeço a Dom Geraldo pelo cuidado das três gerações, o amor, dentro do relacionamento” . Enfatizou. Aos padres aniversariante disse que é um presente para todos e a comunidade, ” Nós não somos ideais, não somos perfeitos, o melhor para a Igreja é o melhor para o povo”. E finalizou desejando a todos um feliz ano novo.

Ao final os padres receberam homenagens da liderança da Igreja e os parabéns de toda a comunidade. Licemara membra da comunidade fez os agradecimentos em nome de toda a comunidade. ” Muito obrigada a todos vocês que deram seu sim,  ser sacerdote é tornar Jesus Cristo conhecido e que todos encontre nele a salvação”. Afirmou. Conceição coordenadora do Colégio Paroquial Fé e alegria, disse em suas palavras que a ação do sacerdote é uma inspiração de fé para todos. Professor Robertão representando a Academia de Letras de Gurupi, homenageou a todos com um poema.

Pe. Eldinei agradeceu a presença de todos por estarem unidos nesta celebração e ao Bispo Dom Romualdo e Dom Geraldo Gusmão, a todas as autoridades e a academia de Letras, e a imprensa local, o pároco ainda declarou sobre os desafios de ser padre nos dias de hoje onde as pessoas estão vivendo o distanciamento de Deus. ” Muito obrigado pelo deslocamento do senhor Dom Geraldo pela presença, se somos padres hoje é pela sua dedicação. A   vocação é um chamado de Deus, vocação vem do Latim Vocare. A vocação ela tem três níveis:  vocação humana, chamada a existência,  a vocação cristã, que recebemos no dia do batismo, e a vocação sacerdotal com a configuração mais profunda.” Detalhou.  A função do padre é ligação, é o homem que liga a Deus, o homem a Deus por causa do pecado,podemos dizer que o padre  é a resposta de Deus para a humanidade. Ao final o pároco Eldinei deu características a cada padre enquanto pessoa na vida de sacerdotal.

( Texto e foto Por: Adriana A. Castelo Branco.PASTORAL DA COMUNICAÇÃO.)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Nomeado Bispo Diocesano de Porto Nacional 04 de Novembro de 2009.
Lema de seu episcopado.
STATE IN FIDE
" Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes."1Cor, 16,13

Agenda Diocesana

junho 2019

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
  • Aniversari…
6
  • Aniversari…
7
8
9
  • Ordenação …
10
11
12
13
14
15
  • Crisma
16
  • Crisma
17
  • Bispos
18
  • Aniversari…
19
  • Crisma
20
21
  • Conselho P…
22
23
  • Crisma
24
25
26
27
28
  • Forania de…
29
30
  • Crisma

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This