Dom Romualdo abre período da Quaresma com Missa de Cinzas e ressalta a importância da Campanha da Fraternidade /2018 “Fraternidade e Superação da Violência”

O Bispo de Porto Nacional, Dom Romualdo Matias Kujawski,  presidiu a Santa Missa de Cinzas nesta quarta-feira, 14 de fevereiro, na Catedral Nossa Senhora das Mercês. A celebração de imposição das cinzas, que inicia a Quaresma, foi concelebrada pelo pároco Pe. Jucimar Souza Ribeiro. O tempo quaresmal terminará com o Domingo de Ramos, no dia 25 de março, dando início à Semana Santa. Durante a homilia, Dom Romualdo ressaltou alguns pontos importantes para colocamos em pratica nesta quaresma:

1- Neste momento gostaria de convidar a todos para entrar e vivenciar esse tempo da Quaresma como tempo favorável para a transformação da nossa vida fazendo as devidas correções, como um tempo de conversão. Portanto, devemos nos abrir para Jesus somente assim poderemos ser transformados.

2- Que a prática da oração, do jejum, da penitência e da esmola – próprias deste período – não seja apenas um ato exterior, mas que seja um momento de colocar a vida interior plenamente em Deus. Sabemos que a liturgia convida a todos nós enquanto pessoas, famílias e comunidades paroquiais para que nesse tempo o centro de nossa vida seja como sempre deve ser: em Jesus Cristo, que nos chama a conversão para nos tornarmos pessoas melhores. Por isso, as atividades  pastorais da nossa diocese deve estar voltada para as quatros dimensões de Evangelizações: 1. Paróquia onde se prega e vive a Palavra de Deus/2. Paróquia como lugar de administração dos Sacramentos/3. Paróquia como lugar de catequese no espirito catecumenal/4. Paróquia com sua concreta obra de caridade. Todas estas dimensões devem estar convergindo para esse tempo de mudança em nossa diocese . Portanto, Começa um tempo muito especial para nós, tempo de mergulho profundo nesta oportunidade de pedir ao Senhor que venha ao nosso socorro para podermos fazer a experiência da reconciliação, do perdão e da misericórdia. ressaltou Dom Romualdo.

Imposição das cinzas

Dom Romualdo também explicou o significado da imposição das cinzas na celebração que inicia o tempo quaresmal como uma oportunidade que é dada todos os anos para todo católico, que segue a Jesus Cristo e quer viver o tempo da Quaresma a caminho da Páscoa da Ressurreição. Durante a imposição das cinzas, o sacerdote diz ao fiel: “Lembra-te de que és pó” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Campanha da Fraternidade 2018: “Fraternidade e Superação da Violência”

A Quarta-Feira de Cinzas também inicia, em todo o Brasil, a Campanha da Fraternidade (CF), O tema será Fraternidade e superação da violência, tendo como lema: Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8). Para ser uma  sociedade mais fraterna e sem violência necessitamos a graça e o apoio do alto.