Artigos Destaque Palavra do Bispo

No Ano de 2019: “SIM” a Deus sempre!

(Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus)

“A Palavra se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14)

Este trecho do início do Evangelho de São João nos leva a contemplar o maior mistério da nossa natureza humana: A “kenosis” (descida) do Filho de Deus, “tornando-se semelhante ao ser humano” (Fl 2,7).

Podemos nos espantar se de fato considerarmos verdadeiras as palavras do Livro de Genesis: “E Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou” (Gn 2,27). A nossa autorreflexão seria então incompleta, se omitíssemos o sentido religioso. A experiência dos pensamentos confirma plenamente que só a antropologia filosófica não nos satisfaz na resposta da pergunta sobre o sentido da nossa vida. São João Paulo II, grande santo do nosso tempo, no diálogo com os jovens da Varsóvia, começou a questionar as correntes agnósticas, na tentativa de explicar a natureza do homem e da mulher. Com muita clareza ele disse que, usando a liberdade até pode se negar a Deus. Mas, nesta negação há um sentido antropológico pobre. Sem o sentido religioso e, mais profundamente sem Cristo, não somos capazes de entender nós mesmos. As festas natalinas e o Ano Novo celebrado, sempre no tempo litúrgico do Natal, nos incentivam a aprofundar a resposta a nós mesmos à seguinte questão: Para Deus: Sim ou Não?

Aproximando-nos do presépio, deveríamos também pensar sobre nós mesmos. A mensagem do Menino é mais profunda do que imaginamos. Ele, assumindo a nossa natureza, ilumina o nosso destino, e mais: causa a admiração espontânea. Expressou isso depois, o centurião romano: “Verdadeiramente, este era o Filho de Deus”. (Mt 27,54)

No início do Ano Novo de 2019, somos convidados para mais uma vez ouvir o “silêncio” do Menino, transmitindo assim a verdade sobre nós. O Filho, Jesus Cristo, de fato nos respeita e nos ama. Ele é o nosso Senhor e nosso Salvador.

Podemos imaginar o Ano Novo de 2019 sem Ele?

Não podemos nos livrar d’Ele, como aqueles que, deixando-se levar pelo espírito consumista do mundo, se contentam no tempo natalino com o papai Noel, com muitos panetones, com as leitoas assadas, com os perus e até se escondem em suas chácaras para “descansar” do olhar d’Ele. Quantas vezes ainda vamos cair nesta ilusão de que só nós sabemos o que pode e o que não pode, o que é bom e o que é mal, o que presta e o que não presta? A nossa fé tradicional, sem a conversão pessoal, já não sustenta espiritualmente, como outrora. O mundo mudou e a religião sem o empenho pessoal, sem o esforço do aprofundamento, pode levar até ao vazio. A ordem para este tempo é “Duc in altum!”, avancem para águas mais profundas! (Lc 5,4)
Peço-vos uma coisa: Neste Ano Novo de 2019, não caiam na condição de pobres aventureiros, rumo ao vazio espiritual e religioso, sem Deus no coração. Não podemos planejar o Ano Novo sem dizer “SIM” a Cristo!

Que Nossa Senhora das Mercês, Padroeira de nossa Diocese, nos ajude a viver a coerência de vida, em nossos pensamentos, em nossas palavras e em nosso agir, voltando o nosso olhar sempre para o Nosso Senhor Jesus Cristo, confiando sempre em Suas palavras, que nos ensinam: “Se permanecerdes em minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8, 31-32)

Abençoado Ano Novo de 2019!

Nossa Senhora das Mercês, rogai por nós!
Com a minha benção,
+ D. Romualdo Matias Kujawski
Bispo Diocesano

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Nomeado Bispo Diocesano de Porto Nacional 04 de Novembro de 2009.
Lema de seu episcopado.
STATE IN FIDE
" Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes."1Cor, 16,13

Agenda Diocesana

janeiro 2019

dom seg ter qua qui sex sáb
1
  • Aniversariante do dia. Padre Dorivan Ribeiro Pinto.
2
3
  • Aniversariante do dia Padre. Eldinei da Silva Carneiro Neto.
4
5
  • Posse do Diac. Domingos
6
7
8
9
  • Aniversariante do dia Padre. Joaquim Mizahel da Silva.
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
  • Aniversário Natalício de Dom Romualdo
25
  • Posse de Pe. Maquinelio
26
  • Posse Pe. Edmilson e Diac. Diogo
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Share This
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!