Artigos Destaque Palavra do Bispo

No Ano de 2019: “SIM” a Deus sempre!

(Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus)

“A Palavra se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14)

Este trecho do início do Evangelho de São João nos leva a contemplar o maior mistério da nossa natureza humana: A “kenosis” (descida) do Filho de Deus, “tornando-se semelhante ao ser humano” (Fl 2,7).

Podemos nos espantar se de fato considerarmos verdadeiras as palavras do Livro de Genesis: “E Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou” (Gn 2,27). A nossa autorreflexão seria então incompleta, se omitíssemos o sentido religioso. A experiência dos pensamentos confirma plenamente que só a antropologia filosófica não nos satisfaz na resposta da pergunta sobre o sentido da nossa vida. São João Paulo II, grande santo do nosso tempo, no diálogo com os jovens da Varsóvia, começou a questionar as correntes agnósticas, na tentativa de explicar a natureza do homem e da mulher. Com muita clareza ele disse que, usando a liberdade até pode se negar a Deus. Mas, nesta negação há um sentido antropológico pobre. Sem o sentido religioso e, mais profundamente sem Cristo, não somos capazes de entender nós mesmos. As festas natalinas e o Ano Novo celebrado, sempre no tempo litúrgico do Natal, nos incentivam a aprofundar a resposta a nós mesmos à seguinte questão: Para Deus: Sim ou Não?

Aproximando-nos do presépio, deveríamos também pensar sobre nós mesmos. A mensagem do Menino é mais profunda do que imaginamos. Ele, assumindo a nossa natureza, ilumina o nosso destino, e mais: causa a admiração espontânea. Expressou isso depois, o centurião romano: “Verdadeiramente, este era o Filho de Deus”. (Mt 27,54)

No início do Ano Novo de 2019, somos convidados para mais uma vez ouvir o “silêncio” do Menino, transmitindo assim a verdade sobre nós. O Filho, Jesus Cristo, de fato nos respeita e nos ama. Ele é o nosso Senhor e nosso Salvador.

Podemos imaginar o Ano Novo de 2019 sem Ele?

Não podemos nos livrar d’Ele, como aqueles que, deixando-se levar pelo espírito consumista do mundo, se contentam no tempo natalino com o papai Noel, com muitos panetones, com as leitoas assadas, com os perus e até se escondem em suas chácaras para “descansar” do olhar d’Ele. Quantas vezes ainda vamos cair nesta ilusão de que só nós sabemos o que pode e o que não pode, o que é bom e o que é mal, o que presta e o que não presta? A nossa fé tradicional, sem a conversão pessoal, já não sustenta espiritualmente, como outrora. O mundo mudou e a religião sem o empenho pessoal, sem o esforço do aprofundamento, pode levar até ao vazio. A ordem para este tempo é “Duc in altum!”, avancem para águas mais profundas! (Lc 5,4)
Peço-vos uma coisa: Neste Ano Novo de 2019, não caiam na condição de pobres aventureiros, rumo ao vazio espiritual e religioso, sem Deus no coração. Não podemos planejar o Ano Novo sem dizer “SIM” a Cristo!

Que Nossa Senhora das Mercês, Padroeira de nossa Diocese, nos ajude a viver a coerência de vida, em nossos pensamentos, em nossas palavras e em nosso agir, voltando o nosso olhar sempre para o Nosso Senhor Jesus Cristo, confiando sempre em Suas palavras, que nos ensinam: “Se permanecerdes em minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8, 31-32)

Abençoado Ano Novo de 2019!

Nossa Senhora das Mercês, rogai por nós!
Com a minha benção,
+ D. Romualdo Matias Kujawski
Bispo Diocesano

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Nomeado Bispo Diocesano de Porto Nacional 04 de Novembro de 2009.
Lema de seu episcopado.
STATE IN FIDE
" Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes."1Cor, 16,13

Agenda Diocesana

abril 2019

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
  • Forania de Campos Belos
6
  • Forania de Campos Belos
  • Congresso das Mulheres
7
  • Congresso das Mulheres
8
9
10
11
12
  • Diaconato de Luan
13
14
15
16
17
18
19
20
  • Aniversariante do dia. Diác. Alexandre Tércio G. de Arruda.
21
  • Aniversariante do dia. Mons. Juraci Cavalcante Barbosa.
22
23
24
  • Crisma
25
  • Crisma
  • Crisma
26
  • Crisma
27
28
29
30
  • Assembleia de CNBB

FACEBOOK

Share This
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!