Igreja São Sebastião é Inaugurada em Talismã.

Centenas de fiéis católicos participaram na noite deste domingo, 18, da santa missa solene de inauguração do novo templo dedicado a São Sebastião na comunidade paroquial de Talismã. A igreja passou por uma reconstrução intensiva nos últimos meses motivada pelo pároco Padre Francinaldo Alves Menezes que também ministrou o sacramento da primeira Eucaristia para 12 crianças e jovens.

Era possível perceber a emoção da comunidade ao contemplar cada detalhe e fazer memória da história da igreja na cidade. “Só quem participou do início dessa comunidade, em 1970, com a edificação de uma capelinha nesse mesmo lugar, por onde já passaram Monsenhor Juraci, Padre Barros e tantos outros, sabem a emoção que estou sentindo neste momento”, partilhou a paroquiana Marilene.
Padre Francinaldo destacou a emoção de estar contribuindo para o crescimento da comunidade. “É uma alegria que não é apenas minha alegria, mas a alegria da comunidade. Eu aqui sou instrumento que está agindo no meio deles. O bispo confia a paróquia e a gente procura do melhor modo possível conduzir os trabalhos. Chegando em Talismã, havia apenas oito pessoas rezando nessa igreja. Era um barracãozinho muito simples, singelo, de situações muito precárias para o culto e dava realmente tristeza de ver. É importante lembrar que outras pessoas já contribuíram, como é o caso do diácono Beno e do padre Renildo, eu apenas fiz o que pede a igreja: continuar o trabalho dos outros que já começaram, porque nós somos uma sucessão e tudo vai passando (o padre passa) e cada um faz a sua parte para o enriquecimento dos dons e dos talentos”, pontuou.
“Hoje estamos inaugurando a igreja e para mim é uma alegria imensa, sobretudo, não apenas a inauguração do templo que está belo, funcional para o culto, mas de ver o rosto das crianças, dos jovens, dos anciãos, das pessoas chorando de alegria dentro dessa igreja. O povo de Talismã está de parabéns pois creram e confiaram no padre e a gente confiou na comunidade. Depois de 40 anos de espera, em 6 meses de trabalho, a igreja praticamente pronta, e o mais importante, a igreja povo de Deus está sendo realizada: igreja do coração de cada cristão que bate dentro da igreja templo. Graças a Deus já foi inaugurada sem caber nosso povo dentro e o povo está ouvindo a mensagem, a palavra, se realizando aqui. Para o sacerdote não tem coisa mais benéfica em saber que a sua vida está sendo doada e recebendo respostas do povo que ouve, entende, crê e dá testemunho de que Jesus já está entre nós, com a finalidade de nos fazer habitar no céu que foi o que Ele prometeu”, finalizou o sacerdote.

Para o jovem Alexandre Júnior faltam palavras que descreva esse momento histórico da comunidade católica local.“É muito gratificante ver uma igreja que antes era uma simples igrejinha dentro de uma cidade, hoje sendo referência dentro dela. A comunidade católica mostrou mais uma vez que é capaz de se reerguer e acolher seu povo para dentro de si”, frisou.

O atual secretário de Administração e futuro prefeito do município, Diogo Borges, colocou-se à disposição para o crescimento da comunidade. “Trago aqui o abraço da prefeita Miriam Ribeiro que não pôde estar presente. Vamos continuar contribuindo com a comunidade e você sabe padre que estamos juntos para o que der e vier, seja nos momentos de alegria ou tristeza”, discursou.

Ao final da missa o padre anunciou a presença do bispo diocesano de Porto Nacional, Dom Romualdo Matias, no dia 31 de dezembro, com celebração do sacramento do Crisma e bênção especial à nova igreja.