Após receber a unção própria do Sacramento, muitos crismandos são surpreendidos por um tapa na cara,…

“Onde há povo, há missão. E onde há missão, há mil razões para ser feliz” (Dom Luciano Mendes de Almeida).

Nessa perspectiva missionaria , Dom Romualdo celebrou na quarta feira a noite na Paróquia de São Judas Tadeu, da cidade de Gurupi , o sacramento da Crisma,  e no dia seguinte  também celebrou na Paroquia Divino Espirito Santo, da cidade de Peixe.

É importante ressaltar que na cerimônia do Crisma, logo após receber a unção própria do Sacramento, muitos crismandos são surpreendidos por um tapa na cara, bem dado pelo celebrante. Uns olham atônitos, com quem pensa: “Será que o padre contou pro bispo o que eu disse na confissão?”. Não, amigos. O tapa faz parte do rito (informalmente)!Depois de confirmar o crismando com o sinal da cruz, a tradição prevê que o bispo lhe dê um tapa no rosto. O objetivo é lembrar à pessoa que ela deverá de suportar pacientemente, em nome de Jesus, os sofrimentos e injúrias. Se perseguiram o Mestre, é claro que vão perseguir também seus servos, que devem se fortalecer com a caridade e a doutrina.

O QUE É O SACRAMENTO DO CRISMA?

O Crisma é o sacramento em que o cristão recebe os sete dons do Espírito Santo. Assim, conforme a sua liberdade e o seu caminho de santificação pessoal, estará mais capacitado para testemunhar o Evangelho com ações e palavras. É o sacramento em que o cristão confirma a sua fé em Cristo e na Igreja.
Este Sacramento foi instituído por Jesus Cristo. E os Apóstolos continuaram a ministrá-lo, como está escrito nos Atos dos Apóstolos:

“Os apóstolos que se achavam em Jerusalém, tendo ouvido que a Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João. Estes, assim que chegaram, fizeram oração pelos novos fiéis, a fim de receberem o Espírito Santo, visto que não havia descido ainda sobre nenhum deles, mas tinham sido somente batizados em nome do Senhor Jesus. Então os dois apóstolos lhes impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo.”Atos 8,14-17