Artigos Palavra do Bispo

OS DESAFIOS DO ANO NOVO DE 2018

DOM ROMUALDO MATIAS KUJAWSKI
BISPO DIOCESANO DE PORTO NACIONAL

OS DESAFIOS DO ANO NOVO DE 2018

O tempo tem passado cada vez mais rápido e existe em nós uma certeza: a eternidade está esperando… Este pensamento nos ajuda a situar no tempo, refletindo o passado, vivendo o presente e projetando o nosso futuro.
A pergunta para esse momento é esta: O que o Novo Ano de 2018 vai trazer pra nós, para o Brasil e para o Mundo afora?
Seguindo a reflexão religiosa, gostaria de nos situar perante as chamadas morais que nos levam a tomar uma posição perante à nossa realidade. Nós não podemos nos esquecer que nossa referência moral para agir é Jesus Cristo, o Caminho, a Verdade e a Vida. (Jo 14,6) Por isso, com muita sinceridade, devemos entender que não existem férias ou mesmo feriados de carnaval para as normas e preceitos morais. A voz do Senhor precisa continuar ressoando em nossos corações, nos convidando a sermos sempre o “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5, 13-14 e Doc. nº 105 da CNBB).
Neste ano de 2018, a Igreja destaca a importância dos Leigos na vida e missão da Igreja. Nossos irmãos e irmãs, atendendo ao chamado do Senhor, assumem a responsabilidade de serem protagonistas na Igreja e na Sociedade, colaborando para que ela se torne de fato a tão sonhada civilização de amor.
Portanto, o eixo pessoal deve ser transparente, desafiador e dinâmico, formando a “Igreja consoladora, samaritana, profética, serviçal e maternal”. (Doc. 105 Introdução)
O Ano de 2018 será marcado, ainda, no Brasil pelas Eleições Gerais, em que serão eleitos Presidente, Senadores, Deputados Federais, Governadores e Deputados Estaduais. O que significa isso pra nós católicos? É um apelo moral para que sejam eleitas pessoas dignas, abertas, não corruptas e objetivas, comprometidas com a Justiça Social e o Bem Comum.
Existem outros perigos que precisam ser combatidos. Posso citar como exemplo a urgência de levantarmos oposição contra as ideologias ateias, principalmente a ideologia do gênero e do consumismo. Existem diversas publicações e pronunciamentos de psicólogos e especialistas na área, que estão desmascarando a demagogia da chamada igualdade dos sexos. Nós sabemos que o homem e a mulher foram criados por Deus, e que isso foi declarado como bom. Não podemos nos deixar levar pelas ilusões deste mundo. As coisas desta terra são passageiras e devemos colocar a nossa fé e a nossa esperança somente em Deus, conforme nos ensinam as Sagradas Escrituras: “Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração.” (Mt 6, 19-21)
Existe um caminho que precisa ser cada vez mais valorizado, que é aprofundar a reflexão sobre nossas famílias, no sentido de conscientizar que cabe a elas o importante papel de dar início a evangelização de nossas crianças.
Neste tempo de Natal, deixemos ressoar em nossos ouvidos e corações a voz angélica: Gloria in excelsis Deo!
Que nossa trajetória, durante todo o ano de 2018, sempre se fundamente na nobre e bela mensagem do alto: Cristo nasceu, vinde adoremos! Ele é nossa esperança para o ano que nasce.

Feliz Ano Novo repleto da graça e da paz de Nosso Senhor.
Com a minha benção,

D. Romualdo Matias Kujawski
Bispo Diocesano

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Nomeado Bispo Diocesano de Porto Nacional 04 de Novembro de 2009.
Lema de seu episcopado.
STATE IN FIDE
" Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes."1Cor, 16,13

Agenda Diocesana

setembro 2018

dom seg ter qua qui sex sáb
1
  • Crisma
2
  • Missa do encerramento - RCC
3
  • Conselho Presbiteral
4
  • Reunião dos Bispos de Norte3
5
  • Reunião dos Bispos de Norte3
6
7
  • Ordenação do Diác. Leandro
8
9
  • 1 Eucaristia e Crisma
  • Abertura
10
11
12
13
14
  • EDJA dos Jovens
  • GT
15
  • EDJA dos Jovens
16
  • EDJA dos Jovens
17
18
19
20
  • Crisma
21
22
  • Conselho Pastoral
23
  • Crisma
24
25
26
27
28
29
30

FACEBOOK

Share This
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!