Papa Francisco acolhe pedido de renúncia apresentado por dom Jeremias Antônio de Jesus

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 04 de julho, a decisão do papa Francisco em acolher o pedido de renúncia ao governo pastoral da diocese de Guanhães, no Estado de Minas Gerais, apresentado por dom Jeremias Antônio de Jesus. A notícia foi publicada no jornal L’Osservatore Romano, às 12 horas de Roma.

Biografia

Natural de Atibaia (SP), dom Jeremias ingressou no Seminário Arquidiocesano “Bom Jesus”, em Aparecida (SP), no ano de 1987, onde estudou Filosofia. Em 1990 iniciou o curso de Teologia no Instituto Teológico Pio XI, no Alto da Lapa, em São Paulo, residindo em Caieiras (SP), no Seminário “Imaculada Conceição”.

Foi ordenado diácono no dia 6 de janeiro de 1993, na Paróquia de São Pedro Apóstolo, no Bairro do Portão, onde nasceu e cresceu, e presbítero, no dia 10 de dezembro do mesmo ano, na cidade de Atibaia. Na diocese de Bragança exerceu vários ministérios. Foi nomeado bispo da diocese de Guanhães (MG), pelo papa Bento XVI, no dia 30 de maio de 2012.

N O T A

Guanhães-MG, 04 de julho de 2018.

Tendo examinado minha consciência, em oração diante de Deus, cheguei à conclusão de que era necessário, neste momento de minha vida, servir à Igreja de outro modo, para cuidar de minha saúde e poder colaborar de melhor modo no trabalho do Reino.

Sou grato ao Santo Padre, o Papa Francisco, por ter, paternalmente, acolhido meu pedido de renúncia e ter nomeado como Administrador Apostólico, até a chegada do novo Bispo, nosso dileto Arcebispo Metropolitano, Dom Darci José Nicioli, CSsR.

Ao estimado clero de Guanhães, minha mais profunda gratidão e apreço, por ter comigo trabalhado em meios às dificuldades e alegrias, garantindo minhas preces, agora como Bispo Emérito, na fé e no espírito eclesial que nos une.

Ao amado povo de Deus da Diocese de Guanhães deixo minha paternal benção e agradecimento pelos quase seis anos de trabalhos pastorais em uma bonita caminhada conjunta, e por vocês, elevo de joelhos ao Senhor, meu louvor.

Do meu coração brotam, confiante, as mesmas palavras de Maria, nossa Mãe: “Fiat voluntas tua”, seja feita a tua vontade. Lema este que escolhi para meu episcopado e que continuará me orientando nesta nova etapa que se inicia.

São Miguel, Arcanjo, Patrono de Guanhães, ora por nós!

+Dom Jeremias Antônio de Jesus Bispo Emérito de Guanhães

Fonte:https://www.cnbb.org.br/papa-francisco-acolhe-pedido-de-renuncia/