Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Gurupi Realiza Exaltação da Santa Cruz.

A exaltação da Santa Cruz é o momento de vitória para os cristãos.

Porque existe o momento da exaltação da Santa Cruz? É uma tradição guardada no coração de cada cristão. Neste dia a Igreja exalta o mistério de amor de Deus. Não é um momento de dor, mas sim de vitória, como está em João 3,16: Tanto Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único; todo aquele que crer nele há de ter a vida eterna.

E a cruz passa a ser fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado. É nela também que encontramos o maior sinal do amor de Deus pela humanidade. Durante a homilia dessa sexta-feira, Padre Luiz Antônio mostrou como é importante esse momento. É a hora que Jesus morre e então a terra fica sem Jesus. “Deus entrega o seu próprio filho para remissão de nossos pecados”, ressalta.

Padre Luiz também explicou sobre o momento do sofrimento de Jesus no calvário e fez refletir sobre os pecados em nossas vidas. Toda dor, ferimento, que Jesus enfrentou foi por causa do pecado no mundo. “Jesus se vestiu e revestiu de nossos pecados por isso ficou chagado e sua fisionomia não ficou parecida como de uma pessoa humana. É assim que fica nossa alma”, comentou.

Quando há o pecado é como se cada um ficasse machucado. “O demônio quer destruir nossa alma”, disse Padre Luiz. Por isso nesse dia celebramos a morte de cristo, aquilo que aconteceu com Jesus. Todos os evangelistas relatam a paixão de nosso Senhor Jesus Cristo. E pelo mesmo motivo, porque não podemos esquecer essa história que é da nossa salvação. “Se não consegue compreender a Paixão de Cristo, não consegue entender a ressureição completa. É um grande mistério, por isso devemos passar pela Cruz, para enxergamos a salvação e a ressureição de Jesus”, completou.

Padre Luiz também ressaltou que a sexta-feira da paixão serve para mover nossos corações para um arrependimento. Buscar a fidelidade. “É preciso entender que Jesus aceitou tudo e fez tudo isso por nós”, falou. E terminou provocando os fiéis com uma pergunta. “E o que cada um de nós, estamos fazendo por Jesus?”

PASCOM – Pastoral da Comunicação
Paróquia de Nossa Senhora da Conceição
Gurupi – TO

Tatyuscia P. Resplande Vargas.

Pascom
Coord. da Pastoral da Comunicação