Paróquia Santos Reis de Porto Nacional-TO, realiza I Encontro Estadual “Mães aos Pés da Cruz de Cristo”

No último dia 09 de março de 2019, o movimento Mães que Oram pelos Filhos do Tocantins realizou seu I Encontro Estadual, com o tema “Mães aos Pés da Cruz de Cristo”. O encontro teve o objetivo de ajudar e orientar as mães presentes e as que acompanhavam nossa transmissão ao vivo pela fanpage do estado para a educação religiosa dos seus filhos; de aprender a orar e, assim, interceder por eles e por toda a família.

O movimento Mães que Oram pelos Filhos do estado do Tocantins está situado na cidade de Porto Nacional – Tocantins, na Capela Nossa Senhora Aparecida, no setor Umuarama, onde semanalmente nos encontramos para orar pelos nossos filhos e pelos filhos do mundo inteiro, como também pela restauração de nossas famílias.

Iniciamos o nosso encontro com a acolhida pela nossa coordenadora estadual AMO Intercessão, Neuza Goffi, e o Ministério de Música da paróquia e do serviço AMO Música. Em seguida, a nossa coordenadora estadual, Arlete Glória, abre os trabalhos do dia, com o Terço pelos Filhos.

Durante o nosso I Encontro Estadual, fomos agraciadas com a presença de nossa fundadora e coordenadora nacional e internacional, Angela Abdo, que veio conhecer o nosso Tocantins e estar conosco durante todo o dia.

Recebemos também, com muita alegria, o Coral de crianças do Colégio Pedro Ludovico e seu instrutor Professor Durval, que encantou a todos, cantando a música do movimento.

Em seguida, a nossa fundadora fez sua pregação, com o tema “Tua Graça me Basta, Teu Amor me Sustenta”. Falou sobre o chamado que ela recebeu de Deus para assumir a Coordenação Geral do movimento, falou também sobre a história de Nossa Senhora de La Salette.

No decorrer do encontro, foi feita a divulgação dos produtos comercializados pela Canção Nova, produtos esses que também nos ensinam como ler a Bíblia.  Mostrou alguns vídeos do movimento e como se inscrever no canal do YouTube no programa “Papo de Mãe que Ora”.

Um dos momentos mais marcantes foi o de Adoração ao Santíssimo, com os padres Geraldinho e Aguinaldo. Muitas emoções durante a Adoração.

Contamos com a participação da educadora Conceição Oliveira, que fez uma palestra com o tema “Mãe do Silêncio”. Ela mostrou que Maria foi muito sábia em passar por tudo o que passou e permanecer no silêncio; o silêncio a que ela se referiu, não é o silêncio do barulho, mas sim “Onde não há silêncio, as preces não fluem”, e Maria nos coloca nos braços de Deus.

Em seguida, padre Edmilson relembrou o início do movimento aqui em Porto Nacional e que fez pessoalmente o convite à Arlete Glória, que é hoje a coordenadora estadual. Ao iniciar suas palavras, com o tema “Fazei tudo o que ele vos disser”, nos lembrou de  que somos pequenos, frágeis e de quando nos colocamos diante de Deus e pedimos que nos permita que a obra de Deus aconteça em nossas vidas, sim, isso de fato acontece.

O padre Lenício Nascimento foi o próximo palestrante. O tema abordado por ele foi “Mãe, eis aí teu filho”. Esse tema foi bastante reflexivo e nos chamou muita atenção, pois sabemos que todas nós temos nossas cruzes, e Deus nos dá sabedoria a partir de Maria, ela, que estava ali aos pés da cruz para proteger o seu filho. Não devemos impedir nossos filhos do sofrimento, e sim prepará-los para que se sintam fortalecidos por meio da oração.

Em seguida, a última palestrante da tarde, Ir. Ceiça Rodrigues, com o tema “Os desafios de ser mãe”. Ela que é mãe, mas hoje é uma religiosa, nos trouxe uma mensagem às mães jovens e às mais experientes. O seu tema na verdade é desafiador e nos ensina que o desafio de hoje é amar sem intenção, o amor em meio ao desamor. O poder materno é sobrenatural e a autoridade de uma mãe é a força que move o mundo.

Finalizamos nosso encontro com a Santa Missa, celebrada pelo pároco, nosso Diretor Espiritual padre Alex Guimarães, e os padres Leandro, de Monte Alegre – Goiás; Geraldinho, de Aparecida do Rio Negro; Douglas Aires Lira de Fátima e Aguinaldo de Santa Tereza do Tocantins. Na homilia, o padre Alex Guimarães frisou bem que é preciso ser guiado por Deus, permitir Deus agir em nossas vidas para que a exemplo de Maria, a vontade de Deus seja feita também em nossa vida. Disse que é no silêncio que ouvimos a voz de Deus, por isso a necessidade de, em várias situações, nos silenciarmos e orarmos para que a vontade de Deus prevaleça em nossa vida e nossos projetos.

Paróquia Santos Reis.