Porto Nacional-Paróquia dos Santos Reis

Comunidade São Pedro

Domingo 09:00

Atendimento na secretaria Paroquial
Segunda a Sexta 07:00 às 11:00  e 13:00 às 17:00- Fones: (63) 3363-2570 / (63) 99249-1222 / (63) 98442-5734

Breve resumo histórico da Paróquia

No início da década de 70, com o surgimento do Setor Vila Nova, a Igreja ali se fixou e começou a dar os seus primeiros passos com a assistência dos padres da Catedral: Pe Juraci, Pe Jacinto, Pe Lauro Turíbilo. Ao lado dos padres estavam as irmãs dominicanas que muito contribuíram para o crescimento da Igreja neste local.

A irmã Maria Edila Tavares dos Santos foi presença constante e decidida para que a comunidade dos Santos Reis pudesse amadurecer a sua fé. Com seu espírito missionário e de catequista, decidiu deixar o Convento ao lado do Colégio Sagrado Coração de Jesus para residir no meio do povo do novo setor e ali fundar a Comunidade Madre Anastasie das Irmãs Dominicanas, referência religiosa para os habitantes da Vila Nova.

A Capelinha de palha, na Avenida Paraguaçu, era o local das missas, reuniões e catequese. Com a doação do terreno, pelo então Prefeito Jurimar Pereira de Macêdo (1977-1982), ao lado do Cemitério Nossa Senhora das Mercês, começou-se a construção da Igreja dos Santos Reis. Pouco tempo depois, começa a construção da Capela de Santa Luzia, no Setor Nova Capital; Depois de alguns anos, a Capela de São Pedro, no Setor Tropical Palmas.

Em 04.01.1996, o Pe Gervásio foi designado para trabalhar exclusivamente na área da futura Paróquia dos Santos Reis. Com a presença mais constante do padre, as comunidades estiveram suas pastorais mais organizadas e, consequentemente, surgiram de novas lideranças e novas pastorais e movimentos.

No dia 02.02.1999, pelo Decreto n. 04/99, o Bispo Diocesano Dom Geraldo Vieira Gusmão criou a Paróquia dos Santos Reis e no dia 03.02.1999, O Monsenhor Juraci Cavalcante Barbosa foi nomeado o seu primeiro Pároco.

A solenidade de ereção da paróquia e de posse do pároco se aconteceu no dia 09.02.1999, com a presença de centenas de fieis, do Bispo Diocesano e dos Padres: Lauro Toríbio de Souza, Jacinto Carlos Sardinha, Juarez Gomes da Silva, Jesus Maria Perea Urbayen.
Com o crescimento populacional e o ofício que o Pároco também desempenhava de Vigário Geral da Diocese, a Paróquia contou com a assistência do Pe Paulo Sérgio Maia Barbosa que auxiliou o monsenhor Juraci de 2004 a 2009.

Em Agosto de 2009, o Pe Manoel do Carmo de Souza tornou-se pároco da Paróquia dos Santos Reis, entregando-a ao Pe Edmilson da Costa Benício, em 20 de janeiro de 2011. Com a Padre Manoel do Carmo, deu-se início a construção da casa paroquial, concluída pelo Pe Edmilson, atual pároco dos Santos Reis.

Depois de seis meses como Pároco, o Pe Edmilson viu a necessidade de começar a construção da nova matriz dos Santos Reis, a antiga igreja já não comportava mais os fiéis. Em 20 de setembro começou a obra daquela que viria a ser o maior templo religioso da cidade, a Matriz dos Santos Reis, seguidas pelas obras da Capela de Nossa Senhora Aparecida e da Igreja de Santa Luzia. Na comunidade de São Pedro são construídas sala de reuniões, cozinha comunitária e banheiros.

Ao logo destes anos, a Paróquia dos Santos Reis procurou estabelecer sua identidade paroquial como espaço onde cada pessoa coloca seus carismas e dons a serviço da comunidade. Alguns acontecimentos foram marcantes para que essa identidade pudesse se firmar, vale destacar:

1. A primeira assembleia paroquial (1999) teve como tema de estudo e debate “Missão e Ministério dos cristãos leigos e leigas” (Doc. da CNBB n. 62). Em 2005 aconteceu o I Encontro de Casais com Cristo;

2. Surgimento das Pastorais Catequética, do Dízimo, do ECC, Apostolado da Oração, Mãe Rainha, Infância e Juventude Missionária, Grupo de oração da RCC Anunciamos Jesus, Grupo da Folia dos Santos Reis, Ministérios de Músicas;

3. Formação de novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e da Palavra (2011);

4. Formação de Introdutores de Inspiração no Processo Catecumenal (2013);