Ao olhar para o rosto do Servo sofrendo, rosto desfigurado pela força da intolerância contra o novo, “Cristo “ que quer e implanta a paz a partir do princípio do amor e da dignidade  da pessoa humana, vemos a alma do Deus da paz, transfigurada no coração aberto e no rosto misericordioso d’Aquele que veio fazer a vontade do Pai.

“Fraternidade e superação da violência” é um desejo do coração misericordioso de Jesus expressado pela Campanha da Fraternidade 2018, lançada pela CNBB, (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), e celebrada por fiéis que a cada dia se depara com tantas cenas de violências, quais sejam: violência doméstica, de gênero, familiar, institucional, moral, psicológica, sexual, intolerância religiosa…, mas que desejam supera- lá, pois, somos todos irmãos.

Pensando nisso a pastoral litúrgica, que é formada pela unidade de todas as pastorais e movimentos, da Paróquia São Francisco de Assis de Alvorada Tocantins, reuniu um grande número de fiéis, em torno da mesa da Eucaristia e da Palavra, para celebrar a missa em prol da paz, na terça-feira da semana Santa, 27 de março de 2018, na Igreja Matriz. Essa celebração eucarística teve uma participação efetiva e afetiva de seus fiéis que expressaram o desejo, não somente seus, mas de toda a humanidade que sonha pela paz. Ela “que é tão sonhada, cantada em canções tão lindas, só chegará até nós quando ouvirmos a voz do Senhor”.

A mencionada celebração faz parte da belíssima programação da Semana Santa, ela foi antecedida pela tradicional missa da Paixão do Senhor, popularmente conhecida como Missa de Ramos, seguida pela reza meditada do Santo terço na segunda-feira e será sucedida da missa da reconciliação na quarta-feira, da missa da Ceia do Senhor, da instituição do sacerdócio e da Eucaristia, conhecida pelo povo como Missa do Lava Pés, na quinta-feira quando será dado início ao tríduo pascal, da celebração do Beijo da Cruz na sexta-feira Santa, da Missa da Vigília Pascal no sábado e do grande dia esperado por todos, o domingo da Páscoa do Senhor.

Que esse desejo rezado na missa de hoje seja traduzido nas ações de cada pessoa no relacionamento consigo mesmo, com o próximo e com Deus, lembrando sempre que quanto mais o ser humano se torna humano, mais perto de Deus ele vai chegando.

Pe. Vanderlan Cunha Dos Santos.