Pe. Marquinélio é empossado como novo Pároco de Natividade.

Em clima de bastante oração e solenidade, o Pe. Marquinélio Rodrigues tomou posse nessa sexta-feira (25), às 19:00, como novo Pároco da Paróquia Nossa Sra da Natividade,  em Natividade – TO, berço da cultura e tradição do Estado. A Missa foi presidida pelo Monsenhor Jones Pedreira (Representante do Bispo Dom Romualdo). Na homilia ele falou da importância do novo na paróquia: “Agradecemos ao Pe. Valdemir pelos trabalhos prestados, mas a presença do novo pároco  é também uma maneira nova de trabalhar. Assim como o Apóstolo Paulo, o senhor precisa ter coragem e ousadia para pregar o Evangelho”. E finalizou: “Que Deus te abençoe nessa missão, Natividade é a  joia da coroa da nossa Diocese. O Pároco é responsável para ensinar ao povo o caminho de Deus”. Citando São João Maria Vianney: “Ensina-me o caminho de Ars, que eu lhe mostrarei o caminho de Deus”. O rito  teve início com a leitura do documento de posse (Provisão Canônica) feita pelo Pe. Douglas Aires. Em seguida aconteceu os outros momentos essenciais: O rito de posse é marcado por entrega de alguns instrumentos de trabalho:

Chave da Igreja
Significa a nova morada do Pároco, lugar aonde se celebra o culto divino.
Chave do Sacrário
É a fonte espiritual, que alimenta o Padre e a comunidade.
Santos óleos
São essenciais para o munus (missão pastoral), dentre a tarefa do pároco, o batismo é fundamental.
Entrega da Estola Roxa

É através dela, que o pároco perdoa os pecados em nome de Cristo, por meio da Igreja.

A Missa aconteceu em clima de alegria, paz e comunhão fraterna. O ofertório foi realizado com símbolos da fé local e cartazes de boas-vindas. Ao final da Missa três fiéis fizeram uso da palavra: O Ex. Prefeito Albany Nunes, que fez um breve histórico da paróquia e acolhendo aquele que vem em nome do Senhor.   Já a Prefeita Martinha, falou da satisfação de receber o representante de Cristo e que a comunidade nativitana o acolhia com muita alegria. Um membro do Terço dos Homens concluiu enfatizando a importância do povo caminhar em comunhão com o novo Pároco. O Pe. Marquinélio fez menção aos seus antecessores, especialmente os padres  Joatan, Pedro, Francisco,  Jones e Valdemir. “Sei da responsabilidade que estou assumindo, aqui é uma paróquia de peso, mas me apresento como um humilde servidor da vinha do Senhor” E finalizou, quero ser um bom pastor, um sinal de esperança e de paz”. Antes do ofertório, o Monsenhor Jones passou a presidência para o novo pároco. Estiveram presentes os clérigos:  Pe. Joatan Bispo (Residente em Natividade), Pe. Douglas Aires (Pároco de Fátima),  Pe. Eldinei Carneiro (Vigário Forâneo de Gurupi e Pároco da Paróquia Santo Antônio), Pe. Tiago Messias (Pároco nomeado de Dianópolis), Pe. Vanderlan Cardoso (Pároco nomeado de Almas) e o Diácono Diogo Fernandes. Também participaram alguns seminaristas e os pais do Pe. Marquinélio. Das autoridades civis compareceram, a Prefeita de Natividade, Martinha Rodrigues e Vice-Prefeita de Chapada da Natividade, Odilene Lacerda.

Texto e fotos: Padre Eldinei Carneiro.