Reunião da Forania de Porto Nacional

Aconteceu no salão paroquial (Teatro São José) da Paróquia Nossa Senhora das Mercês (Catedral), a primeira reunião para a instalação da forania de Porto Nacional que abrangerá as três paróquias desta cidade (Catedral, Santos Reis e São João Batista); e municípios circunvizinhos, Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré (Brejinho de Nazaré); Paróquia do Senhor Bom Jesus (Ponte Alta do Tocantins); Paróquia N. Senhora do Carmo (Monte do Carmo) e Paróquia Santa Cruz (Luzimangues); Estavam presentes nessa reunião: Dom Romualdo Matias Kujawski, bispo diocesano; Mons. Juarez Gomes, vigário geral; Pe. Alex Daniel, assessor de pastoral da diocese; Mons. Jacinto; Mons. Juraci; Pe. Paulo Sérgio; Pe. Edimilson; Pe. Pedro; Pe. Kelton; Pe. Jackson; Pe. Élison, Diác. Marquinélio e Diác. Alexandre.

Iniciou-se a reunião, com oração e invocação da padroeira da diocese Nossa Senhora das Mercês. Após, em breve introdução, Dom Romualdo, citou para nossa reflexão, o apelo do papa Francisco que serve para todos nós: “sair de si e ir para as periferias, ir ao encontro do outro”, e acrescentou que devemos olhar também para as nossas periferias pessoais. Diante disto, urge uma necessidade de formular uma linha pastoral para a diocese, preservando seus carismas sem perder a qualidade dos trabalhos pastorais, sobre tudo enfatizar a missão evangelizadora.

Esta reunião teve como objetivo a escolha do vigário forâneoe assessores das pastorais familiar, juventude e vocacional. Para a assessoria da pastoral da Juventude permanece o Pe. Jackson, e para a assessoria da pastoral vocacional o Pe. Edmilson que atualmente é reitor do seminário propedêutico. Para o cargo de vigário forâneo foi eleito o Pe. Jackson que contará com o auxílio do Pe. Élison para a maior abrangência do ministério pastoral.

Seguido da eleição do vigário forâneo, discutiu-se quem seria o assessor da pastoral familiar. Em relação a esta pastoral, Pe. Pedro elencou que é preciso um assessor da CNBB para a instalação dessa pastoral, pois em nossa forania temos o ECC e a pergunta que surgiu foi: Como seria essa pastoral? Para a coordenação desta pastoral foi indicado Pe. Pedro. Seguindo a reunião Dom Romualdo orientou que devemos ter comunhão, buscando unidade e na pastoral não esquecer o nosso diretório dos sacramentos e as diretrizes pastorais da diocese.

Diante das prioridades pastorais, Mons. Jacinto mencionou que se deveria acrescentar a Catequese, pois esta é parte orgânica da dimensão pastoral, e é preciso motivar o povo para a vivência cristã. Dom Romualdo pediu para que os párocos façam assembleias paroquias para levantamento das pastorais ativas.

Despois das partilhas e discussões sobre a questão pastoral da diocese passou para a reflexão dos assuntos administrativos: referiu-se que as coletas nacionais sejam repassadas via cúria diocesana; é necessário preparar um curso para as secretárias paroquiais, o agendamento deste curso será marcado pelo vigário forâneo. Dom Romualdo instruiu aos párocos, para que cumpram as datas limites de entregas das pastas administrativas na cúria diocesana, e destacou sobre a importância de repassar, via cúria, as coletas nacionais.

No final da reunião, comunicou que o I Congresso Missionário do Tocantins acontecerá em Guaraí nos dias 18 a 20 de outubro. Relembrou aos padres a data da VI Sessão do Sínodo Diocesano nos dias 20 e 21 de setembro em Aliança do Tocantins. Comunicou que a Romaria da Juventude diocesana acontecerá no dia 23 de Novembro, em consonância com a VII sessão sinodal, no Santuário Diocesano Senhor do Bonfim.

Impeliu os párocos para cumprirem o compromisso assumido com as doações de equipamentos funcionais e de mobílias para o seminário propedêutico de São José. Em sequência, comunicou que nos dias 14 e 15 de outubro, se realizará a formação do clero no Centro de Formação Dom Alano em Gurupi.

Ainda, comunicou-se as datas das Ordenações Presbiterais: Diác. Francinaldo para o dia 09 de novembro às 18h, em Taguatinga na Paróquia Nossa Senhora da Abadia. Diác. Luiz Alberto da Silva para o dia, 07 de Dezembro em Jaú do Tocantins às 19:00h e a do Diác. Marquinélio para o dia 08 de Dezembro em São Valério as 9h.

Pe. Alex Daniel, assessor diocesano de pastoral.