Reunião da Forania de Taguatinga

Em continuidade as instalações das foranias na diocese de Porto Nacional, reuniram-se em Dianópolis, na paróquia de São José, os padres que compõe esta nova região de atividade pastoral. Estavam presentes nessa reunião: Dom Romualdo Matias Kujawski, bispo diocesano; Mons. Juarez Gomes, vigário geral; Pe. Alex Daniel, assessor de pastoral da diocese; Pe. Gleibson; Pe. Vilmário; Pe. Joaquim Mizael; Pe. Luiz Claudio e Diác. Francinaldo; e ainda contamos com a presença do Pe. Eldinei, que atualmente é estudante de mestrado em Roma, Itália.

Dom Romualdo, destacou que devemos nos unificar para olhar as pastorais da Diocese, possibilitando um maior dinamismo na evangelização do povo de Deus em nossas paróquias. Neste sentido, os padres devem se organizar e auto avaliar a pastoral e firmar o compromisso com o sínodo diocesano, em comemoração do centenário desta diocese primaz do Tocantins.

O objetivo principal desta reunião é a escolha do vigário forâneo e assessores das pastorais familiares, juventude e vocacional, que respectivamente foram eleitos: Pe. Gleibson (vigário forâneo), Diác. Francinaldo, Pe. Vilmário e Pe. Joaquim Mizael. Em relação a pastoral vocacional, disse Dom Romualdo: precisamos buscar em nossas paróquias, jovens que tenham pró-atividade.

Diante das prioridades pastorais, esta nova forania deverá, em união presbiteral, avaliar e dar sequência pastoral com ardor missionário e dinamismo. Lembrando que a diocese tem uma diretriz de pastoral e diretório de sacramentos, além, de motivar o povo para a vivência cristã, e assim, deixar o povo desenvolver suas atividades na Igreja.

Entre outros assuntos, Após isto, seguiu-se a pauta onde o bispo pediu a participação das paróquias no Congresso Missionário do Tocantins que acontecerá em Guaraí nos dias 18 a 20 de outubro, deste ano. Exortou aos párocos que façam assembleias paroquias para levantamento das pastorais ativas nas paróquias.

Relembrou aos padres a data da VI Sessão do Sínodo Diocesano que acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro em Aliança do Tocantins. Comunicou que a Romaria da Juventude diocesana acontecerá, no dia 23 de Novembro, em consonância com a VII sessão sinodal, no Santuário Diocesano Senhor do Bonfim, em natividade, povoado do Bonfim.

Impeliu os párocos para cumprirem o compromisso assumido com as doações de equipamentos funcionais e de mobílias para o seminário propedêutico de São José. Em sequência, comunicou que nos dias 14 e 15 de outubro, acontecerá a formação do clero no Centro de Formação Dom Alano em Gurupi. Sugeriu ao novo vigário forâneo para que agende na cúria diocesana, em nível de forania, a formação administrativa às secretárias paroquiais. Dom Romualdo instruiu aos párocos, para que cumpram as datas limites de entregas das pastas administrativas na cúria diocesana, e destacou sobre a importância de repassar, via cúria, as coletas nacionais.

Enfim,nesta reunião, foi agendada a ordenação presbiteral do Diác. Francinaldo para o dia 09 de novembro às 18h, em Taguatinga na Paróquia Nossa Senhora da Abadia. Terminada a reunião, os padres concelebraram com o Bispo a Santa Missa na Igreja de São José, com a participação do povo de Deus.

Pe. Alex Daniel, assessor diocesano de pastoral.