Reunião dos Bispos do Regional Norte 3 em São Félix da Araguaia-MT.

Nos dias 18,19 e 20 de fevereiro de 2019 os Bispos do Regional Norte 3 se reuniram em Porto Alegre do Norte (Prelazia de São Félix do Araguaia). Estiveram presentes a esta reunião Dom Philip Dickmans – Bispo de Miracema e Presidente do Regional, Dom Romualdo Matias – Bispo de Porto Nacional e vice-presidente do Regional, Dom Wellington Queiroz – Bispo Prelado de Cristalândia e secretário episcopal do Regional Norte 3, Dom Pedro Brito – Arcebispo metropolitano de Palmas, Dom Giovane Pereira – Bispo de Tocantinópolis, Dom Dominique Marie – Bispo de Santíssima Conceição do Araguaia (PA) e Dom Adriano Ciocca – Bispo Prelado de São Félix do Araguaia (MT), anfitrião da reunião.

A reunião decorreu em espírito de alegria, fraternidade, cordialidade e compreensão. Esta reunião faz parte da decisão que os bispos tomaram de visitar as duas novas dioceses que agora fazem parte do Regional: São Félix e Conceição do Araguaia. O objetivo dessas visitas é conhecer, celebrar, compartilhar, apoiar e estar próximo da vida e da missão dessas Igrejas Particulares.

Foram também compartilhadas as preocupações pastorais do Regional, entre elas: a contribuições às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, a confirmação do calendário das atividades programadas por cada Comissão Pastoral para o Ano de 2019, o Ano Missionário Extraordinário, o Sínodo da Amazônia, convocado pelo Papa Francisco para o mês de outubro deste ano em Roma e outras preocupações sociais e pastorais nos Estados do Tocantins, Mato Grosso e Pará.

Destacamos ainda a partilha de experiências pastorais exitosas, tais como, a formação à distância da Diocese de Conceição, a coleta de sementes de plantas nativas, implementada pela Rede de Sementes do Xingu, na Prelazia de São Félix. Destacamos, por fim, a preocupação com a inclusão das questões de gêneros na educação do Estado do Tocantins.

A avaliação é que foram positivas a acolhida fraterna de dom Adriano e dos agentes de pastoral da Prelazia, a convivência e o clima de alegria e partilha entre os bispos fizeram a diferença nesta reunião. Todos empenhados no mesmo serviço e na mesma missão.

Por tudo Deus seja louvado!

PASCOM Diocesana