Santuário Diocesano atrai 700 jovens

Aconteceu neste sábado (23/11) no Santuário do Senhor do Bonfim  a Primeira Romaria Diocesana da Juventude da Diocese de Porto Nacional. O evento contou com cerca de 700 jovens vindos das diversas cidades da Diocese. Como a tema da Jornada Mundial da Juventude de 2013 “Ide e fazei Discípulos todas as nações”, os jovens diocesanos festejaram por poderem ter um evento destinado somente para eles.

A primeira palestra ministrada pelo Bispo Diocesano Dom Romualdo foi pautada pela busca do jovem de ser jovem sem perder as suas características próprias. O bispo de forma direta disse “Jovem levante  e acredita na vitória do bem, pois o Cristo é uma proposta. Ele não nos impõe nada. Ele age na nossa liberdade”.

Dom Romualdo ainda chamou a atenção para a necessidade de termos uma consciência tranquila, expressando que “Devemos ter condição de avaliar a nossa consciência para bem vivermos. Busquemos formar uma consciência através do sagrado que está no nosso interior”.

Finalizando o Bispo pediu para os jovens valorizarem o sacrifício feito pelos seus pais, pois muitos eles na sua simplicidade são capazes de sofrer por nós por nos amar.

Na sequencia da programação, o padre Vanderlan destacou que “o jovem possui uma identidade, e é essa a marca de cada um. Por possuir uma identidade o jovem senti o desejo de está “antenado” aos meios de comunicação e as redes sociais”.

Para o Padre Edivaldo Roberto o jovem precisa despertar que sua identidade é jovem, por isso ele precisa a cada dia está voltado para o Cristo. “Precisamos cultivar a busca pelo desejo do conhecimento. Conhecimento de Deus” frisou.

“Precisamos valorizar os laços familiares em nossa casa, da mesma forma que precisamos perder o medo de buscar os nossos sonhos, pois somente assim conquistaremos os sonhos almejados. Agindo assim jovem, vocês certamente se tornaram os protagonistas do vosso presente, não deixando para o amanhã o que fomos chamados para viver no hoje” destacou o Padre Edivaldo Roberto.

Para o jovem Tiago Araujo de Gurupi – TO, o encontro chamou a atenção, pois foi capaz de despertar o desejo de seguir ainda mais o Cristo. O mesmo ainda destacou que “Senti que a minha fé foi renovada.  Despertou ainda mais o desejo de viver em santidade e de ir cumprir a missão que Deus confiou a cada um de nós”.

No encerramento do encontro os jovens foram enviados no final da missa pelo Bispo com a missão de serem verdadeiros Discípulos e Missionários de Jesus nas suas comunidade de origem.