Semana Santa, Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Campos Belos – GO.

A programação da Semana Santa, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Campos Belos/GO, iniciou com a Missa do Domingo de Ramos, 20. De manhã e à noite, os fiéis, acompanhados pelo padre Luiz Alberto realizaram uma  caminhada, revivendo a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém.

Nos dias seguintes, 21 e 22, a comunidade realizou a Via Sacra pelas principais vias da cidade, em memória à Via Crucis de Jesus. Na noite de quarta, 23, a comunidade, mais uma vez, reuniu-se, desta vez para realizar a Procissão do Encontro. De um lado os homens carregando a imagem do Senhor dos Passos e, do outro, as mulheres carregando a imagem de Nossa Senhora das Dores. Os grupos chegaram juntos à frente da matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde os fiéis vivenciaram o encontro, meditando com o padre as sete dores de Maria.

Na noite de quinta-feira, 24, foi celebrada a Missa da Ceia do Senhor, dia no qual se inicia o Tríduo Pascal, com a encenação de um grande mistério da fé: a Instituição da Santa Eucaristia, através do Evangelho (João 13,1-15), os leigos reviveram o momento em que Jesus lava os pés dos discípulos, e também institui o Sacerdócio.

A programação de Sexta-feira, 25, iniciou com a tradicional subida ao Morro da Cruz. Padre Luiz Alberto, acompanhado pelos fiéis, iniciou o percurso às 06:00hs. Ao longo da caminhada, meditaram em catorze (XIV) estações da Via Crucis. Às 10:00hs, na matriz, aconteceu a Celebração Penitencial, na qual a comunidade meditou sobre a necessidade de se buscar a remissão dos pecados através da confissão individual.

Ainda neste dia, às 15:00hs, aconteceu a Celebração da Palavra e o Beijo na Cruz. Neste momento tão intenso e marcado por um rito litúrgico diferente, os fiéis contemplaram um grande mistério da fé católica, a morte de Jesus na cruz. A programação da Sexta Feira Santa, foi encerrada com a encenação da Paixão e Morte de Cristo na cruz. Centenas de pessoas se reuniram na porta da Matriz onde se deu início a Via Crucis. Em seguida colocaram-se à caminho da Igreja do Divino Espírito Santo, onde aconteceu a crucificação. Ao longo do percurso reviveram o trajeto realizado por Jesus.

Na noite de sábado, 26, os fiéis participaram da Missa da Vigília Pascal, rito no qual se fez menção à ressurreição de Cristo. A celebração iniciou na área externa da Igreja, com a Celebração da Luz, momento no qual Padre Luiz fez a benção do fogo, seguida pela procissão do círio pascal, a Liturgia da Palavra,  a Batismal e a Eucarística.

Na manhã de domingo, 27, além da celebração com as crianças, na matriz, padre Luiz Alberto rezou a missa em ação de graças pelas famílias acolhidas pelos Vicentinos. À noite celebrou também na matriz. Em ambas as missas, refletiu sobre o verdadeiro sentido da Páscoa: a Ressureição do Senhor.

Além do trabalho realizado na zona urbana, Padre Luiz Alberto visitou todas as comunidades da zona rural, ao longo da Semana Santa, deixando para todos o fiéis a mesma mensagem: A ressurreição de Jesus precisa ser sinal de vida nova. Cristo é a luz que ilumina e vivifica a sua Igreja, nos transformando em pessoas melhores.

PASCOM – Pastoral da Comunicação Paróquia Nossa Senhora da Conceição Campos Belos – GO