Universitários do curso de Biologia da Universidade Federal do Tocantins realizam um debate com o tema: Evolução biológica e Criação: diálogos possíveis.

No dia 22 de Agosto aconteceu na UFT de Porto Nacional um debate com vários representantes de denominações religiosas e professores de biologia, nesse debate, o Padre Jucimar Souza Ribeiro da Pároco da paróquia Nossa Senhora das Mercês participou deste debate defendendo a posição da igreja no meio acadêmico e diante de outras religiões e de cientistas.
O Padre afirma que o tema entre fé e razão já havia sido tratado no documento da igreja pelo Papa João Paulo, segundo o pontífice: “a Fé e a Razão constituem como duas asas que levam o ser humano ao conhecimento da verdade”.
Neste debate o padre Jucimar defendeu que no ano de 2004 a comissão internacional de teologia lançou um documento falando exatamente sobre o tema da evolução em que defende que a evolução partindo da grande expansão do universo intitulada como o Big Bang possui sua Constituição e sua coordenação expansiva partindo do próprio Deus.
Diante de tantos debates na atualidade sobre materialismo e do cientificismo o padre Jucimar defende que é necessário buscar uma forma harmoniosa de um diálogo que defenda como prioridade a dignidade e o valor da vida humana pois acreditar ou não na criação não tira do ser humano social na atualidade a responsabilidade do cuidado, do Zelo e do respeito para com seus semelhantes.
A ciências biológicas são necessárias para auxiliar o ser humano conhecer sua estrutura orgânica no que diz respeito a anatomia e a fisiologia, mas que acima de tudo, O Criador do universo dá ao ser humano a sabedoria e a liberdade ao homem para que ele o busque o ame e o respeite, afirmou o pároco.
Ao final do debate todos se cumprimentaram e concluíram com o momento de perguntas aos palestrantes, encerrando com agradecimentos aos participantes.

Fonte:Padre Jucimar Souza Ribeiro