Hoje de maneira especial na cidade de Alençon – França e em todas as partes do mundo, celebra-se a festa de Santa Terezinha do Menino Jesus e o inicio do mês Missionário.
Falar desta santa, é o mesmo que tentar descrever o indescritível. Tamanha foi a sua capacidade de apresentar o amor de forma simples, que nos permite saborear a profundidade do Amor Misericordioso de Deus.
Santa Terezinha do Menino Jesus em um dos seus escritos nos fala que “eu quero ser o amor no coração da Igreja”, tal afirmativa nos convida a assumir a nossa missão de propagarmos dentro e fora da Igreja o amor infinito do Pai.
Terezinha é uma apaixonada pela missão. Mas, como fazer para ir anunciar, uma vez que ela morava na clausura? A sabedoria divina é algo que nos surpreende. Uma vez que a buscamos, ela nos apresenta diversas formas de evangelizarmos.
A bela flor percebeu que mesmo impossibilitada de ir à missão, haveria a necessidade de orar pelos os que estavam na missão. Nessa inspiração, Terezinha descobriu a sua missão de rezar insensatamente pelos irmãos que evangelizavam em terras estrangeiras.
A fala desta santa mulher chama a nossa atenção, onde expressa “Sinto, sobretudo, que minha missão vai começar, minha missão de fazer amar o Bom Deus como eu o amo, de indicar às almas minha pequena trilha. Se o Bom Deus atender meus desejos, meu céu se passará na terra, até o fim do mundo. Sim, quero passar meu céu a fazer o bem na terra”.
Tal afirmativa é um convite para todos. Necessitamos sair do nosso mundinho, do nosso comodismo e conformismo. Precisamos navegar no oceano infinito do amor de Deus, onde certamente nos encontraremos com os irmãos que mais precisam ser amados.
Uns dos desejos de Santa Terezinha era “percorrer a Terra, quisera ser missionária não só por um dia, mas até a consumação dos séculos, para tornar Jesus conhecido e amado por todos”. Esse desejo impregna na nossa alma de tal forma, que nos leva a desejar que o mesmo aconteça conosco.
Neste dia, peçamos a Deus que neste mês missionário tenhamos a graça de sermos autênticos discípulos e missionários de Jesus, que a exemplo de Santa Terezinha do Menino Jesus, possamos percorrer a trilha deixada pela pequena Flor: A trilha do amor.
Santa Teresinha do Menino Jesus,
Padroeira das Missões.
Rogai por nós!