Santuário

Santuário Diocesano do Senhor do Bonfim

Maior e mais tradicional festa religiosa do estado de Tocantins, a devoção ao Senhor do Bonfim, levando todos os anos milhares de romeiros ao município de Natividade, localizado a 277 quilometros de distância de Palmas, capital do estado.

A festa de Nosso Senhor do Bonfim acontece tradicionalmente na primeira quinzena de agosto, atraindo cerca de 60 mil fiéis vindos de diversas regiões, que costuma demonstrar a sua devoção caminhando grandes distâncias em procissão.

A tradição do Bonfim na região teve início em 1750, quando um vaqueiro encontrou a imagem religiosa na região do povoado do Bonfim, a 24 km da cidade de Natividade. Conta a tradição popular que ele a teria levado para a cidade e que, alguns dias depois, a imagem teria desaparecido dias depois e reaparecido misteriosamente no mesmo local onde foi encontrado.

Desde então, a devoção no Senhor do Bonfim foi se espalhando pela região, que na época fazia parte do estado de Goiás, até se tornar a maior e mais tradicional festa religiosa do novo estado de Tocantins.

Pe. Leomar Sousa da Silva

Reitor do Santuário Diocesano do Senhor do Bonfim

Biografia

Pe. Leomar é filho de Leopoldo Tavares da Cunha e Laura Sousa da Silva, nasceu em Porto Nacional, no dia 07 de maio de 1967. Vai fazer 20 anos de Padre no dia 18 de novembro. Foi ordenado Pelo Bispo, Dom Celso Pereira de Almeida na Catedral Nossa Senhora das Mercês no dia 18 de novembro de 1985. Morou 1 ano na Paróquia Santo Antônio em Gurupi como experiência e auxiliando Mons. Geraldo Torres. Foi Pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Arraias por 10 anos, atendendo cumulativamente, Paranã, Combinado e Lavanderia. Depois foi para a Catedral de Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional, onde ficou por 5 anos, depois tirou o  ano sabático e, há dois anos e meio está na Paróquia Santa Cruz, em Luzimangues. Foi Vigário Episcopal da Região de Taguatinga. Bacharel licenciado pela PUC / MG, em Filosofia. E em Teologia pelo Instituto Teológico de Goiás, IFITEG.