Porto Nacional, 28 de Outubro de 2013, Meus Prezados Irmãos e Irmãs em Cristo.

 

Faz tempo que não me pronunciei no nosso site. Então, gostaria brevemente partilhar o que esta dentro do meu coração.

1.    De vez em quando queria de imediato alegrar-me com a pastoral orgânica da Diocese, eficiente, planejada, etc. Peço à Deus a graça da paciência, da compreensão e muita perseverança da minha parte e dos meus Sacerdotes, Diáconos e responsáveis pela pastoral.

2.    Nós dias 18 e 20 de Outubro vivemos o 1° Congresso Missionário da Região Norte III em Guaraí – ouço ainda agora este grande apelo do assessor Padre Mosconi: “Igreja que deixa de lado o seu empenho missionário, corre o risco de perder a identidade”

3.    Sábado dia 19 de Outubro marcou também o encontro do “terço dos homens”. A partir desta experiência temos condições de organizar e fortalecer na Diocese pastoral dos homens? Acredito que valeu a minha presença lá em Gurupi: confissões, pregação e a Santa Eucaristia.

4.    No dia 25 de Outubro – foi empossado novo Conselho Presbiteral. Coloco nas mãos da Nossa Senhora das Mercês a minha esperança e preocupações: a pastoral vai “decolar” com o maior dinamismo!? Este Conselho pra mim é muito importante!

5.    Estou sonhando sobre o dia 23 de Novembro e o encontro dos jovens no nosso Santuário Diocesano Bonfim – lembrança da JMJ no Rio de Janeiro e a 3ª sessão do nosso Sínodo Diocesano deste ano. Gostaríamos de aprofundar a experiência pessoal de Jesus e a nossa pertença à Igreja, quer dizer a nossa identidade religiosa.

Muito obrigado a todos, que sentem em se mesmo a urgência do apelo de Jesus: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações… (Mt 28,19-20)

Benções á todos e rezemos juntos!

 

Dom Romualdo Matias Kujawski

Vosso Bispo

ASSINE NOSSA NEWSLETTER