|
As orações de Joana D´Arc a Nossa Senhora
Joana D´Arc, heroína da França (1412-1431), alcançou a grande vitória contra os ingleses, salvando a França, perto da Capela de Notre Dame des Aides (Nossa Senhora da Ajuda), situada nas vizinhanças do forte des Tourelles d´Orleans. Respondendo a um apelo divino, ela ajudou Charles VII a tornar-se o Rei da França, pagando alto preço, pois foi queimada viva, em Rouen (Norte da França), em 1431. Eis o que um historiador nos traz, sobre o dia do seu nascimento na Lorraine:
No dia 6 de janeiro de 1412 ─ escreve Monsenhor Henri Debout (1857-1936) ─, os habitantes de Domrémy, pequena aldeia do Leste da França, onde a santa Joana D´Arc viveu, quando criança, retornaram às suas casas, após os ofícios da bela comemoração da Epifania.
Subitamente, em cada lar, sem qualquer motivação externa, um sentimento de alegria penetrou seus corações; admirados, surpresos, os bons aldeãos se interrogavam, abrindo suas portas, colando-se no limiar de suas cabanas, a examinar o firmamento. Em vão; nada que desvendasse o sentimento de felicidade que estavam sentindo.
E eis que até mesmo os animais partilhavam aquela exuberância: os galos batiam as asas e durante duas horas cocoricavam, deixando a população ouvir sons melodiosos e delongados. O que estava acontecendo, então?
Era o dia do nascimento de Joana D´Arc! Joana acabara de nascer, como resposta divina às súplicas que, por mais de cem anos, reis e povos elevavam ao Céu.
“Eu cheguei ao Rei da França por meio da Bem-aventurada Virgem Maria”, disse Joana d´Arc aos juízes.
O local de suas delícias, na infância, era o santuário rústico das cercanias: Nossa Senhora de Bermont, próximo a Domrémy.
|