O Carmelo de Maria Virgem Missionária, criado em 1997, visa a oração e o apostolado.
Contemplativa, Maria é, igualmente, a primeira missionária da Igreja, a estrela da nova evangelização. A partir da Visitação, nossa Mãe celeste, leva, literalmente, Jesus à sua prima Isabel ─ explica o Padre que fundou o Carmelo. No dia a dia e, desde o momento em que foi criado, o Carmelo de Maria Virgem Missionária vive desta dupla atitude da Mãe do Cristo.
Padre Marie-Van, o atual prior, teve a intuição de criar uma nova comunidade, mista, com o Padre Marie-Michel. Atualmente, a instituição conta com seis religiosas e dois religiosos e, no ano de 2017, comemorou 20 anos de existência. Instalada no coração da Drôme (situada na parte central e oriental do Sul da França), desde 1999, a 800 metros de altitude, cingida por preservada natureza, esta comunidade de carisma ímpar, se enraíza na tradição e na regra do Carmelo, segundo o espírito de Santa Teresinha e de Marcel Van, esclarece o Padre Marie-Van.
Assim, homens e mulheres, engajados no seio da comunidade, vivem uma vida comunitária semi-eremítica e missionária. Nosso cotidiano está fundamentado na liturgia das Horas, no Rosário e na oração ─ explica o padre. Em nossas orações, de forma humilde, todos os dias, oferecemos o mundo a Deus. Esta é uma forma, reservada, de viver a paixão pela missão, compartilhada com todos os membros da comunidade.