Nesta quinta-feira, 30 de junho, continuamos as visitas oficiais aos Dicastérios da Cúria Romana. Agenda foi profundamente intensa. Logo pela parte da manhã, às 8:45, visitamos o Dicastério para a Cultura e a Educação Católica, que teve como relator Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém. O relator apresentou a importante presença presença da Igreja no mundo da educação, afirmou a inseparabilidade entre evangelização e educação, bem como falou da histórica presença dos religiosos na educação católica.
Logo em seguida, visitamos o Dicastério para o clero e Dom José Maria Chaves, foi o bispo relator da situação do clero Regional Norte 2 e 3. Apesar de grandes desafios provenientes da missão, sendo um deles o cansaço por causa do insuficiente número de sacerdotes, a promoção do clero autóctone está sendo assumida por todas as Dioceses e Prelazias.
O terceiro Dicastério visitado, ainda pela manhã, foi aquele da comunicação e teve como relator Dom Wellington Queiroz, bispo de Cristâlandia. Em seu relatório falou da íntima relação que existe entre evangelização e comunicação, depois mencionou a forte presença da Igreja nos tradicionais meios de comunicação como rádio e televisão; também apresentou o desafio do uso das redes sociais a serviço da evangelização; cada vez mais tem crescido e fortalecido a Pastoral da Comunicação nas Prelazias e Dioceses dos dois regionais.
Pela parte da tarde visitamos o Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Dessa vez o foco foi a liturgia. O relator foi Dom Dominique You, bispo de Conceição do Araguaia. Dentre tantos assuntos abordados, falou que alguns grupos tradicionalista geram conflitos com a mentalidade litúrgica do Vaticano II e, recordando a exortação apostólica Querida Amazônia falou da importância da implementação de um rito amazônico. Especial importância foi dada a comentários sobre a Constituição Apostólica “Desidério Desideravi” sobre a formação litúrgica do povo de Deus.
Concluímos a cansativa jornada com a missa às 18:00 na Basílica São Paulo fora dos muros romanos.
Texto e fotos: Pe. Heldeir Carneiro