A Paróquia Catedral Nossa Sra das Mercês reuniu-se no dia de hoje (05), com os ministros, coordenadores de pastorais, movimentos e grupos para realizar a Assembleia Paroquial, no Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Porto Nacional – TO.
O encontro foi assessorado pelo ministro César Evangelista. O primeiro momento foi apresentado a estrutura de governo da Igreja: O que é Diocese? O que é Paróquia? Em seguida houve os trabalhos dividimos em 06 grupos para apresentação da plenária, para responder três perguntas:
1- Quais os AVANÇOS na caminhada paroquial neste
último ano (fevereiro de 2022 a janeiro de 2023)?
2- Que situações foram MARCANTES neste período?
3- Quais RETROCESSOS na caminhada paroquial neste último ano (de fevereiro de 2022 a janeiro de 2023)?
Os grupos apresentaram alguns pontos positivos (Avanços): Como a Hora da Misericórdia, Adoração, as Missas Matutinas, Beatificação do Pe. Luso Matos, o Retorno do Processo de Dom Alano Maria Du Noday, o Telhado da Igreja São Judas, o Trabalho de Comunicação (Pascom) e a Unidade entre as Comunidades. Já os pontos negativos (retrocessos): a Pastoral da Saúde, a Falta de Espaço Físico para a Catequese e Pastoral Familiar. Em seguida, os grupos se reuniram para apresentar as prioridades pastorais: Construção do Centro Pastoral, fortalecimento da Pastoral Catequética, Pastoral Familiar, Criação da Pastoral da Saúde, Fortalecer a Pastoral do Dízimo e Formação dos Leigos (Calendário).
Em entrevista com nossa equipe, o músico Francisco Barbosa pontuou: “É um momento muito importante para o nosso crescimento paroquial, sairemos daqui mais fortalecidos”. O assessor César Evangelista destacou: “Essa assembleia nos ajudar a planejar bem os trabalhos pastorais, para que possamos progredir na construção do Reino de Deus”. Já o Pároco Pe. Eldinei Carneiro frisou: “É sempre importante avaliar a nossa caminhada, é uma oportunidade para o nosso crescimento, sentimos uma paróquia mais unida e forte”.
Aproximadamente 60 pessoas participaram da assembleia, também o Vigário Paroquial Pe. Rafael Ferreira, que deixou sua mensagem: “É uma momento muito especial para a nossa Paróquia, estamos formando um povo forte”. O Bispo Dom José Moreira esteve presente na abertura e destacou: “Desejo uma Igreja da sinodalidade, que possa crescer na comunhão, participação e missão”.
O encontro teve a cobertura da Pascom da Catedral e do Portal Porto Mídia.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 