Nos dias 04 e 05 de fevereiro, a pastoral familiar, sob a orientação do pároco padre Luiz Alberto da Silva, proporcionou aos casais que se preparam para receber o sacramento do matrimônio um momento de formação e partilha.
Nesse sentido, a preparação matrimonial constitui-se como um tempo especial no qual o casal se retira, com vistas a refletir sobre este sacramento cristão, ou seja, um Kayrós. Este é um momento no qual Deus, através dos leigos envolvidos nesse serviço, interpela os noivos e suscita-os ao discernimento da vocação matrimonial e a tudo o que marca essa nova realidade.
Ao conversar com os casais sobre a realidade do matrimônio e a importância deste tempo de preparação, padre Luiz Alberto enfatizou o quanto é necessário cada casal se abrir às situações partilhadas e, caso um dos dois sinta qualquer resquício de dúvida, é recomendável que o sacramento seja repensado.
Numa dimensão catequética, este tempo de preparação marca um processo de evangelização pautado no aprofundamento da fé. Mais do que uma preparação material para a festa de casamento, os noivos católicos são convidados pela Igreja a refletirem sobre a realidade da família enquanto célula da sociedade e primeira evangelizadora.
PASCOM – Pastoral da Comunicação Paróquia Nossa Senhora da Conceição Campos Belos – GO
