
Dom José Moreira da Silva presidiu na noite do dia (03), às 19:00, na Catedral de Nossa Sra das Mercês, em Porto Nacional – TO, a Missa dos Santos Óleos (Missa da Unidade). A missa tem a finalidade dos sacerdotes renovarem as promessas sacerdotais, que foram feitas no dia da ordenação. Na celebração também são abençoados os Santos Óleos (Batismo, Crisma e Enfermos).
Na homilia Dom Moreira enfatizou o significado da celebração: “Os Santos Óleos são as forças da Igreja em todas as nossas necessidades espirituais, estou muito feliz com todo clero, que se reúne para renovar sua fé, somos servidores do Reino de Deus”. Após a homilia houve o rito da bênção dos Santos Óleos, que entram em procissão conduzidos pelos diáconos. Os óleos do batismo e enfermos são abençoados, já do crisma consagrado.
No final da missa, o Pároco, Pe. Eldinei Carneiro fez os agradecimentos e falou sobre a missa da unidade: “Temos três elementos da unidade: a profissão de fé, os sacramentos e o governo pastoral”. E finalizou: “Segundo Papa Francisco os sacerdotes precisam de quatro relacionamentos: com Deus, Bispo, Colegas e o Povo”. “Aquilo que nos une é maior do que aquilo que nos separa” (Papa João XXIII).
Ao final da missa, a Catedral ofertou a cada clérigo a foto oficial do Retiro do Clero, que foi entregue por Dom José Moreira, já Santos Óleos no Seminário após a missa. A missa foi animada pelo ministro César Evangelista. Aproximadamente 70 religiosos estiveram presentes, dentre eles: O Vigário Geral Pe. Valdemir Alves, o Reitor do Seminário São José Pe. Douglas Aires, o Chanceler Pe. Adriano José, Representantes do Clero Pe. Edisley Batista e Pe. Dorivan Ribeiro, os Monsenhores Jones Pedreira, Juraci Cavalcante, Juarez Gomes, Joatan Macedo e Osman Castro e o Vigário Paroquial Pe. Rafael Ferreira.
A missa contou com fiéis de várias paróquias e teve a transmissão da Rádio Porto FM 87,90, Portal Porto Mídia, Instagram, YouTube e Facebook da Paróquia Catedral Nossa Sra das Mercês.
Texto: Padre Eldinei Carneiro
