Na noite desse último sábado (15), às 17:00, na Catedral Provisória (Paróquia São Sebastião), em Araguaína – TO, aconteceu a Instalação Canônica da Diocese de Araguaína e Posse do I Bispo Dom Giovani Pereira de Melo. O rito começou com a acolhida do Bispo pelo Pároco Pe. Éder Carlos Martins. A Presidência da Celebração Eucaristia foi iniciada pelo Arcebispo de Palmas – TO, Dom Pedro Brito, que autorizou a leitura do Decreto da Nunciatura Apostólica e a Ata de Instalação e posse, feita pelo Pe. Edson Neves (Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo e Secretário Ad Hod). Três pessoas deram as boas-vindas a Dom Geovani: Representante dos Presbíteros e Diáconos Pe. Edivaldo Pereira, Representante dos Religiosos e Religiosas Ir. Zulmira, Irmã Orionita e Representante dos Leigos Leidvan, Coordenadora da Pastoral da Educação.
Após essas falas, Dom Pedro Brito passou o báculo e a cadeira da presidência como jeito da posse, a partir desse momento dom Giovane presidiu a cerimônia. A homilia foi feita por Dom Joel Portella, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro- RJ e Secretário Geral da CNBB, que destacou a importância do momento: “O evangelho destaca a falta de fé de Tomé, porque estava fora da comunidade, sem a comunhão é difícil viver a Palavra”. E finalizou: “Araguaína é uma Igreja madura, por isso, recebe agora esse reconhecimento, Diocese significa família, governo da casa”.
Ao final da missa, Dom Giovani de Melo fez os seus agradecimentos: “Gratidão a Deus, aos meus irmãos bispos pela colegialidade, os Padres e Religiosos, Religiosas, Seminaristas e Leigos de Araguaína e Tocantinópolis”, estou chegando com o coração aberto para cuidar do povo a mim confiado, desejo alargar a tenda para contemplar a todos”. O Arcebispo de Palmas fez uso da palavra: “O que estamos celebrando hoje é fruto de uma luta desde de 2016, a Diocese de Araguaína é um projeto do povo mais perto do bispo e o bispo mais perto do povo”. Já o Bispo de Miracema do Tocantins – TO, Dom Philip Eduard Dickmans: “Hoje é um dia de festa, não perdemos nossas comunidades, mas estamos entregando para Araguaína com muito amor”. O Prefeito de Araguaína Wagner Rodrigues destacou: “Queremos realizar um trabalho de parceria com a Igreja Católica, que tanto ajuda as pessoas, em nome do nosso município, seja bem-vindo Dom Giovani”.
Os Bispos que estiveram presentes:
1. Dom Joel Portella, Bispo Auxiliar do RJ e Secretário Geral da CNBB;
2 – Dom Pedro Brito, Arcebispo de Palmas;
3- Dom Philip Dickmans, Bispo de Miracema do Tocantins;
4-Dom José Moreira, Bispo de Porto Nacional;
5. Dom Welington de Queiroz, Bispo de Cristalândia;
6-Dom Dominique Marie, Bispo de Santíssima Conceição do Araguaia – PA,
7 – Dom Adriano Caccioca, Bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia – MT,
8-Dom Miguel Ângelo, Bispo de Oliveira-MG;
9-Dom Vilson Basso, Bispo de Imperatriz-MA;
10-Dom Francisco Soares, Bispo de Carolina-MA;
11-Dom Carmelo Scampa, Bispo Emérito de São Luís de Montes Belos- GO;
12- Mons. Ivanildo Oliveira, Bispo Eleito de Cametá-PA. Outras presenças:
Padres e diáconos das Dioceses: Araguaína, Tocantinópolis, Miracema, Porto Nacional, Imperatriz, São Félix- MT, Conceição do Araguaia- PÁ, Primavera do Leste – MT e etc… Comissão Nacional do Laicato. Das autoridades civis: O Deputado Federal Lázaro Botelho e sua Valderez Castelo Branco, o Deputado Federal Alexandre Guimarães e sua esposa Rejane Guimarães, Deputada Estadual de MG Leninha e o seu esposo.
A missa foi transmitida ao vivo pela TV Pai Eterno, YouTube do Regional Norte 3 da CNBB e Diocese de Araguaína. Com cobertura também da Pascom da Catedral de Porto Nacional – TO, Diocese de Tocantinópolis e Portal Porto Mídia.
Texto: Pe. Eldinei Carneiro e Colaboração: Pe. Lucas Santos
Fotos: Portal Porto Mídia (Rodrigo Alves)
