VATICANO

VATICANO

CNBB

REGIÃO NORTE 3

Santa Lúcia ou Santa Luzia ? Leiam e Descubram…

 Hoje no dia 04 de Dezembro Dom Romualdo iniciou o festejo de Santa Lúcia em Porto Alegre – pertencente a Paróquia São Miguel em

 Hoje no dia 04 de Dezembro Dom Romualdo iniciou o festejo de Santa Lúcia em Porto Alegre – pertencente a Paróquia São Miguel em

 Hoje no dia 04 de Dezembro Dom Romualdo iniciou o festejo de Santa Lúcia em Porto Alegre – pertencente a Paróquia São Miguel em Almas. Também crismou 19 jovens. Na Celebração marcou a sua presença o filho da terra Pe. Vanderlan da Silva. Deus seja louvado pelo belo trabalho que o padre vem prestando a frente da comunidade.

Conheça mais sobre Santa Lúcia:

Santa Lúcia de Siracusa (± 283 – † 304), mais conhecida como Santa Luzia (Santa de luz), segundo a tradição da Igreja Católica, foi uma jovem siciliana, nascida numa família rica de Siracusa, venerada pelos católicos como virgem e mártir cristã, que, segundo consta morreu por volta de 304, durante as perseguições do imperador Diocleciano.
Na antiguidade cristã, juntamente com Santa Cecília, Santa Águeda e Santa Inês, a veneração a Santa Lúcia foi das mais populares e, como as primeiras, tinha ofício próprio. Chegou a ter vinte templos em Roma nomeados em sua memória.
O episódio da cegueira, ao qual a iconografia a representa, deverá estar ligado ao seu nome Luzia (Lúcia) derivado de lux (= luz), elemento indissolúvel ao sentido da vista, mas também à faculdade espiritual de captar a realidade sobrenatural. Por este motivo Dante Alighieri, na Divina Comédia, atribui-lhe a função de graça iluminadora.
É assim a padroeira dos oftalmologistas e daqueles que têm problemas de visão.
A sua festa é celebrada simbolicamente em 13 de dezembro, possivelmente doze dias antes do Natal para indicar ao cristão a necessidade de preparação espiritual e sua iluminação correspondente para essa importante data que se avizinha.

Fonte: Pascom

ASSINE NOSSA NEWSLETTER