VATICANO

VATICANO

CNBB

REGIÃO NORTE 3

“A vida do casal é um Rosário”

Franck-Stéphane Yapi é sacerdote e faz parte da diocese d’Agboville, que fica no sul da Costa do Marfim. Fundador da “Academia do amor”, célula de oração virtual para noivos, casados, divorciados e viúvos, engajada na pastoral dos casais. Eis como Padre Yape evoca a importância da oração para os casais:

“Eu acho que o casamento é uma trindade, a terceira pessoa sendo Deus. Os cônjuges devem permitir, então, que Deus faça parte integral de seu casamento, para que a união entre eles possa adquirir seu pleno desenvolvimento. A oração é a respiração espiritual do casal cristão, pois coloca Deus no coração da vida matrimonial.

Existem diversas maneiras de rezar juntos. Pessoalmente, aconselho a oração do Rosário. Inicialmente, porque os católicos solicitam muito o apoio da Virgem Santíssima e o terço é a oração preferida dos católicos, depois da Santa Missa. Em seguida, porque, na celebração do sacramento do matrimônio, segue-se a etapa, no final da Missa, em que o casal se recomenda à oração da Virgem Maria, a quem oferece um buquê de flores.

Acredito, igualmente, que a prática da oração do terço, em dois, marido e mulher, possa facilitar a oração no cerne do casal. Meditando o terço com Maria, nossa Mãe, pela intenção dos casais, veio-me ao espírito solicitar a intercessão do santo casal, Maria e José, para tocar o coração de Jesus. Para mim, a vida do casal é um Rosário.”

Selecionado por Guy Aimé Eblotié

ASSINE NOSSA NEWSLETTER