UM MINUTO COM MARIA

A Virgem Maria, ideal feminino

Plenamente consciente da dignidade intrínseca das mulheres, que ela reconhece como iguais aos homens, aos olhos de Deus, a Igreja lhes dedicou uma proteção que a sociedade nem sempre foi capaz de fornecer, e nelas se apoiou para difundir a fé, desde as origens do cristianismo. Muito presentes, em torno de Cristo, certas mulheres tiveram, na construção das primeiras comunidades cristãs, um papel eminente, embora diferente do papel dos apóstolos de Jesus.

Ao contrário de uma lenda persistente, a Igreja medieval não oprimiu as mulheres nem lhes ensinou que eram inferiores aos homens. Na Idade Média, as mulheres ocuparam um lugar eminente entre os grandes modelos de santidade. Longe de ter sido misógina, a Igreja da Idade Média deu às mulheres uma liberdade que elas jamais haviam tido anteriormente e que, depois, perderam parcialmente. A igreja medieval procurou, de muitas formas, protegê-las, inclusive promovendo o casamento monogâmico e indissolúvel.

No Renascimento, o retorno do direito romano, pouco favorável às mulheres, levou a um endurecimento das instituições civis e religiosas a respeito delas. Com a Revolução, as mulheres não obtiveram nenhuma existência política e o Código Civil (1804) reforça a autoridade do pai de família e seu direito de propriedade, em detrimento da mulher.

Embora as mulheres tenham sido relegadas a uma posição de subordinação, elas mantiveram um lugar especial na Igreja, por exemplo, como fundadoras de novas formas de espiritualidade. A Igreja recordou constantemente o papel exclusivo das mulheres, na tradição bíblica e cristã. Os últimos Papas levaram em conta de uma nova forma, a condição e a vocação das mulheres.

Aubrée David-Chapy

Agregado de história e encarregado de trabalhos dirigidos em história moderna, na Universidade Paris-IV Sorbonne, especialista da história das mulheres

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

junho 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
  • Formação s…
9
  • Norte3
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
  • Monsenhora…
27
28
29
30

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This