VATICANO

VATICANO

CNBB

REGIÃO NORTE 3

A Virgem santíssima compartilha as dores do seu povo

4 de novembro ─ Nossa Senhora de Pötsch (Máriapócs) em Viena e na Hungria

Em 1696, na aldeia de Pocs (hoje chamada Máriapócs, Hungria), Ladislas Csigri, um menino de oito anos, filho de camponeses, foi levado pelos turcos. Ele foi libertado e seus pais, como agradecimento, mandaram pintar uma imagem da Virgem Maria na igreja da aldeia.

No dia 4 de novembro do mesmo ano, a Virgem, representada naquela imagem, chorou lágrimas de sangue, manifestando sua solicitude para com o país, então sob o domínio turco. O prodígio aconteceu durante 18 dias; desde o final de novembro até o início de dezembro de 1696, diante dos fieis da localidade, e de outras pessoas que chegavam dos arredores.

O rumor logo se difundiu, chegando até Viena, capital do Império austro-húngaro. O Imperador Leopoldo solicitou e conseguiu que o quadro milagroso fosse levado para a sua capital. A cidade imperial o recepcionou de forma triunfal, no início do ano 1697, e multidões de fieis vieram rezar, diante da imagem, que havia derramado lágrimas de sangue, como se quisessem dar testemunho de que a Virgem Santíssima compartilhava as dores e as tristezas de seu povo.

O grande capitão, príncipe Eugênio de Savoia (+1736), à época, no comando dos exércitos austríacos, também foi pedir à Virgem que socorresse o povo, contra os exércitos muçulmanos ameaçadores. Uma pesquisa eclesiástica, na qual figuram mais de cinquenta testemunhas, garante a veracidade do relato.

Como o ícone original fora deslocado para Viena, uma cópia sua foi colocada em Máriapócs, onde lágrimas foram derramadas, novamente, no ano 1715. Desde então, este centro mariano atrai multidões. Em 1991, o Papa São João Paulo II celebrou a missa em Mariapocs, na presença de 200.000 pessoas.

 

Segundo Notre-Dame des Temps Nouveaux (Nossa Senhora dos Novos Tempos), 1967
Republicado no Recueil Marial (Florilégio Mariano) de Frei Albert Pfleger, no mesmo ano

ASSINE NOSSA NEWSLETTER