Abertura da Festa de Nossa Senhora da Conceição Gurupi

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Gurupi-TO deu início, nessa sexta-feira, 29, a Festa de sua padroeira, com o tema: “Ó Maria, Virgem Imaculada, ensina-nos a servir à igreja do Vosso Filho Jesus”. A programação teve início às 19h00, com o Ofício da Imaculada Conceição e às 19h30, celebrada pelo padre Marquinélio, da cidade de Natividade-TO, e concelebrada pelo padre Luiz Antonio, aconteceu a missa com a novena. A imagem de Nossa Senhora da Conceição foi entronizada durante os ritos iniciais, onde recebeu o seu novo manto dando abertura a Festa da Padroeira 2019, sendo procedida pelo início da novena. Na homília o padre Marquinelio falou sobre a importância da novena, da espiritualidade que se deve buscar e viver durante os dias de novena que antecedem o dia da padroeira, falou também sobre a importância da festa para o cristão se revigorar como discípulo missionário de Jesus, para gerar uma mudança transformadora de espírito que anima os desanimados na fé, as pastorais, os movimentos e trazer de volta os que estão afastados, dando sentido ao tema da festa 2019. Na sequência foi entoada a ladainha onde flores puderam ser oferecidas, pela comunidade, a Nossa Senhora. Com os comunicados finais as crianças candidatas a rei e rainha da festa apresentaram o resultado de suas arrecadações, sendo que a distribuição dos resultados ficou da seguinte forma, o príncipe e princesa da festa foram Ivo Cerqueira de Novais e Amanda Barros Abdalla Santos e o Rei e Rainha foram João Luiz Lima Amaral e Valentina Campina da Silva. Na sequência o Capitão e a Rainha do Mastro 2019, Valdi e Marilda, tomaram posse do mastro recebendo suas coroas trazidas por seus filhos Enio e Fernanda, acompanhados de foliões que entraram tocando seus instrumentos típicos e cantando. Após a benção final o capitão do Mastro e sua Rainha foram conduzidos para fora da igreja onde foram carregados, junto com o mastro, no estilo da folia. A Festa continuou com a parte social, onde teve barraquinhas de comidas e bebidas, artigos artesanais, além de leilões e o esperado bingo, que sorteou uma sanduicheira e um quadro grande da Santa ceia. A Festa de Nossa Senhora continua neste sábado, 30, às 8h00 da manhã, com a grande carreata pelas ruas da cidade e às 19h00, com a 2ª noite da novena.

Gurupi-TO, 30 de novembro de 2019
PASCOM – Pastoral da Comunicação