Alegria marca a Romaria da Juventude

Por todo canto do santuário de Aparecida o que se observou foram sorrisos e olhares atentos, nos dias 29 e 30 de abril milhares de jovens participaram da II Romaria Nacional da Juventude.

Em meio às catequeses e tendas ofertadas no evento o que fez a diferença foi a alegria dos presentes, sem contar na vontade de encontrar outros jovens e conhecê-los, construir um relacionamento de amizade e fraternidade sob o olhar da Mãe Aparecida.

Para Iago Ervanovite, da Pastoral da Juventude Estudantil, estar na Romaria foi um momento muito bonito, “vivemos a unidade na diversidade, milhares de jovens de diversas regiões do Brasil, diversas expressões celebrando o mesmo Deus na casa da mesma mãe”, afirmou o jovem.

Uma caravana com mais de 50 pessoas desembarcou no Santuário vindos da diocese de Nova iguaçu-RJ, para Eder Vitor um dos integrantes do grupo o evento foi deslumbrante e fantástico, conhecer o Rio Paraná do Sul onde a imagem foi encontrado foi a realização de um sonho.

A família que já acolheu alguns missionários em sua casa aproveitou para reencontrar o missionário Romário, membro da juventude masculina de Schoenstat, que já foi acolhido pelo casal. O reencontro para o jovem foi mais que uma coincidência e sim uma “Deusdência” como brincou Romário que era só risos no momento de matar a saudade do casal.

A alegria também é marca da jovem Laura, participante da juventude feminina de Schoenstatt, para ela estar na Casa da Mãe Aparecida tem um gosto todo especial, pois, é um momento ímpar em que pode aprender um pouco mais com as catequeses e com os momentos de animação que fizeram toda a diferença.

Em todos os cantos do santuário foi possível sentir a vivacidade da juventude. Os jovens marcaram presença e vivenciaram momentos marcantes de fé. Com as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida em seus 300 anos, Dom Antônio  Vilar, bispo de São João da Boa Vista-SP,  reforçou que temos que ser pescadores de jovens, que o local é propício para isso. E que as mesmas águas em que foi encontrada a imagem e banha o local sagrado deve servir de inspiração para que sempre se busque lançar as redes para “pescar e trazer” jovens para perto do Pai e a Romaria é um meio para tanto, por isso a grande diversidade de momentos oferecidos.

Procissão e Missa de encerramento

Os jovens acordaram cedo e às 06h30 da manhã com o Devotão, sairão em procissão no entorno do Santuário, entoaram cantos, refletiram sobre questões que tocam a Juventude e rezaram por um Brasil melhor. Logo em seguida aconteceu a Missa de encerramento.

Participaram da Celebração os 18 referenciais da Juventude, padres e assessores. A Missa foi presidida por Dom Vilson Basso, presidente da Comissão Episcopal para a Juventude – CNBB e foi televisionada pela TV Aparecida.

Cerca de 3 mil jovens participaram  da Celebração e com muita alegria mostraram os rosto das Juventudes do nosso Brasil.

Em sua homilia, dom Vilson, relembrou a importância da Comissão para Juventude e seus projetos. Exaltou o trabalho exercido pelos jovens, “continuem com esse entusiasmo no serviço da Igreja.”

Reunião de Grupos paroquiais

Ainda no fim da manhã de domingo líderes de grupos paroquiais reuniram-se no Auditório pe. Noé Sotillo para partilhar e conhecer um pouco mais alguns projetos da Comissão para a Juventude.

Pe. Antônio Ramos, assessor da juventude falou aos presentes sobre a importância de cada um no papel de liderança dos mesmos frente a evangelização da juventude. E como estão nas bases, na vida das paróquias o trabalho se torna essencial.

Por Maria Emília Duarte e Valesca Montenegro