VATICANO

VATICANO

CNBB

REGIÃO NORTE 3

Arcebispo de Palmas Dom Pedro Brito Preside Missa Solene do Centenário São José de Porto Nacional- TO

O Arcebispo Metropolitano de Palmas – TO, Dom Pedro Brito Guimarães presidiu nesse último sábado (19), a Missa Solene do Centenário de São José, na Paróquia Catedral Nossa Sra das Mercês, em Porto Nacional – TO, na Região Central do Estado. No início da celebração o Bispo Diocesano Dom Romualdo fez a acolhida aos Bispos, religiosos e religiosas e autoridades civis. E frisou: “Hoje é um dia histórico para o nosso seminário, por muitos anos ele foi uma casa de acolhida para jovens que vinham do interior procurar o conhecimento religioso, cultural e intelectual, por aqui passaram advogados e até deputados, acolho de modo especial o meu predecessor Dom Geraldo Vieira Gusmão que recentemente celebrou 60 anos de Ministério Sacerdotal”.

A homilia foi feita pelo Dom Geraldo Vieira Gusmão, Bispo Emérito de Porto Nacional – TO, ele destacou a trajetória histórica do Seminário São José: “Considero duas grandes colunas desse seminário, a primeira foi Dom Alano, que ordenou entre 27 a 28 sacerdotes e se tornou um verdadeiro promotor vocacional, ajudando a criar três Prelazias: Tocantinópolis, Miracema e Cristalândia e a segunda coluna foi Monsenhor Jacinto Carlos Sardinha, que fez o seminário crescer como um referência espiritual, religiosa e cultural”. E finalizou: “Meu irmão Dom Romualdo e Pe. Douglas nessa data tão especial nessa eucaristia estamos agradecendo a Deus pela gloriosa história desse seminário”.

Ao final da missa o Reitor do Seminário São José Pe. Douglas Aires falou da alegria dessa festa: “O nosso coração está em júbilo, a celebração do centenário é uma graça muito especial do Senhor para todos nós, agradeço a presença dos bispos, os irmãos sacerdotes e diáconos, por fim, agradeço imensamente a Dom Romualdo Matias pela confiança na minha pessoa”. O seminarista Thallyson Brenner leu uma linda mensagem para homenagear os 100 anos do Seminário São José: “Ao longo da história vários homens nos precederam com empenho e dedicação para a construção do Reino de Deus, destaco de modo especial Monsenhor Jacinto, que foi chamado por Deus e não conseguiu celebrar essa data, rogamos a Deus pela vida do nosso Bispo Emérito Dom Geraldo Gusmão que recentemente completou 60 anos de sacerdócio, que Deus o conserve e por fim agradeço ao Dom Romualdo Matias e Pe. Douglas Aires por tanto amor por esse seminário”.

O Pároco da Paróquia Catedral Nossa Sra das Mercês Pe. Eldinei Carneiro fez uma belíssima homenagem,  destacando os pilares do Seminário São José como: Dom Domingos Carrerot, que o fundou em 1922, Dom Alano, Dom Celso, Pe. Luso , Monsenhor Jacinto Carlos Sardinha e os dominicanos. Também frisou as cinco dimensões do processo formativo do Documento Pastore Dabo Vobis de João Paulo II: 1 – Espiritual, 2 – Intelectual, 3 – Comunitária, 4 – Humano-Afetivo e 5 – Pastoral. Por fim, homenageou três pessoas: Dom Geraldo Vieira Gusmão – Bispo Emérito de Porto Nacional – TO, Dom Romualdo Matias Kujawski – Bispo Diocesano e o Pe. Douglas Aires – Reitor do Seminário São José. O Pe. Carneiro enfatizou 5 características de cada homenageado: 1 – Dom Geraldo Vieira Gusmão:

A – Alegria

B – Disposição

C – Amor pelo Reino

D –  Paixão pela Igreja

E – Simplicidade

2 – Dom Romualdo Matias Kujawski

A – Humanidade

B – Dom Especial para a Administração – Ampliação do Seminário

C – Sempre atento com a comunicação pelo Site Diocesano

D – Um Homem de Oração

E – Misericordioso

3 – Pe. Douglas Aires

A – Deu Vida ao Seminário

B – Dinâmico

C – Tem uma Sabedoria Popular

D – Acolhedor

E – Humilde

Depois das homenagens o Pároco da Catedral entregou um banner comemorativo dos 60 anos de Ministério Sacerdotal a Dom Geraldo Gusmão e uma lembrança ao mesmo, ao Dom Romualdo e Pe. Douglas.

Logo após a fala do Pe. Eldinei Carneiro, o Vigário Geral Pe. Valdemir Alves leu um requerimento do Deputado Júnior Geo pedido ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins e os demais pares uma Moução de Aplausos pelo Centenário do Seminário São José, pontuando a relevância cultural, religiosa e intelectual da instituição. Em seguida, o Professor César Evangelista lançou o seu livro: “Seminário São José de Porto Nacional: 100 Anos de História. “Estou muito feliz com esse momento, tenho um sentimento de gratidão a Deus, apresento nesse livro meu conhecimento espiritual e histórico”. Ele convidou o Pe. Mestre Edisley Batista, que destacou a importância da obra: “É o resultado de muito esforço e dedicação do Professor César, recomendo essa obra como referência para o aprofundamento da história do Seminário São José”.

Ao final da missa, o Arcebispo de Palmas Dom Pedro Brito Guimarães se manifestou: “Vivi quase toda minha vida no seminário, foram 18 anos como formador, seminário significa sementeira, lugar de produzir frutos para o serviço do Reino de Deus, agradeço a Dom Romualdo pela oportunidade”. Estiveram presentes: O Bispo de Cristalândia – TO, Dom Wellington Queiroz e Dom Adriano Ciocca, Bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia- MT. Os Monsenhores Jones Pedreira, Juraci Cavalcante e Osman Pinto, o Vigário Geral Pe. Valdemir Alves, o Chanceler do Bispado Pe. Heldeir Gomes e o Representante dos Presbíteros Pe. Dorivan Ribeiro, Diáconos, Seminaristas, as Irmãs Dominicanas e um grande número de fiéis. Das autoridades civis: O Prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel e a Primeira Dama Keila Maciel, O Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, Antônio Andrade e sua esposa Virgínia Andrade e o Vereador Jefferson Lopes, Representante da Câmara Municipal. O Pe. Eldinei Carneiro agradeceu o Prefeito pelo apoio via Pe. Douglas e o Presidente da Assembleia pelo a transmissão ao vivo na TV Assembleia, além da equipe de apoio que venho de Palmas para auxiliar a Pascom da Catedral. A missa foi ainda transmitida pelas redes sociais da Paróquia Catedral Nossa Sra das Mercês e pela Rádio Porto FM 87,90, com a ajuda de Elvanir Matos (Quininha). A missa teve a participação de aproximadamente 800 fiéis, após a missa houve o descerramento da placa comemorativa do Centenário São José.

Texto: Pe. Eldinei Carneiro

Fotos: James, Abenúbio e Pascom da Paróquia Catedral  Nossa Sra das Mercês

ASSINE NOSSA NEWSLETTER