Destaque Notícias Diocesanas

BISPO DIOCESANO SE REÚNE EM BRASÍLIA PARA TRATAR DE MELHORIAS NO SANTUÁRIO DO BONFIM

O Santuário do Bonfim foi tema da audiência realizada nesta terça-feira, 03 de agosto, entre o Deputado Federal Vicentinho Júnior (PL-TO), o Bispo Diocesano de Porto Nacional, Dom Romualdo kujawski, o Reitor do Santuário do Bonfim,  Pe. Leomar da Silva, o Secretário Nacional de Infra-estruturar turística, Ex-Senador Vicentinho Alves, Secretário-Executivo do Ministério do Turismo, Dr Marcos Pereira, Sub Secretário de Planejamento Orçamento e Administração do MTUR, Roberto Vieira, a Presidente do IPHAN, Larissa Peixoto, Diretor do Departamento de Projetos Especiais do IPHAN, Arlindo Lopes, Superintendente do IPHAN em Tocantins Cejanes Pacini, Prefeito Municipal de Porto Nacional, Ronivon Maciel, e pelo Senador da República Eduardo Gomes.

O objetivo da Reunião centrou-se no encaminhamento dos pleitos do Bispo Diocesano junto ao Deputado Federal Vicentinho Júnior (PL-TO), que articulou com o Ministério do Turismo, o Ministério da Cultura e o IPHAN a liberação de R$7 milhões para construção de uma hospedaria, para atender os peregrinos do Bonfim e R$2 milhões para a reforma do Santuário do Bonfim.

Reconhecidamente, estas obras poderão contribuir com os peregrinos do Bonfim que poderão dispor de uma Hospedaria capaz de oferecer maior conforto e segurança a todos, tanto durante a Romaria anual quanto nos demais momentos de devota peregrinação.

Vicentinho Júnior explicou que “os devotos caminham por longos dias até o santuário e neste período ficam acampados de forma precária. Este investimento busca dar a oportunidade para que os romeiros consigam descansar antes de participarem das festividades”. A tradicional Romaria do Senhor do Bonfim, que acontece no mês de agosto é a maior festa religiosa do Tocantins. A reforma do Santuário visa oferecer maior estrutura para mais de 100 mil romeiros que todos os anos passam pelo local.

Outro ponto mencionado na reunião foi a inclusão do festejo, no calendário do turismo religioso do Ministério para divulgação nacional e internacional, o que contribuirá com o desenvolvimento econômico e social da região. Com participação virtual, o senador Eduardo Gomes (MDB), fez questão de garantir a sua contribuição para beneficiar os fiéis. Gomes lembrou que as romarias estão entre as mais importantes manifestações religiosas e culturais do País. Além disso, as festividades garantem renda as famílias locais”.

Dom Romualdo Kujawski, bispo da Diocese de Porto Nacional e o Reitor do Santuário do Bonfim, padre Leomar da Silva, agradeceram o empenho dos parlamentares em preservar as tradições e o respeito à fé dos tocantinenses.

Devoto do senhor do Bonfim, o secretário Nacional de Infraestrutura Turística, Vicentinho Alves, pontuou que o sistema do Ministério está disponível para o cadastro das propostas de modo que sejam iniciadas o mais breve possível.

Diocese de Porto Nacional

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

outubro 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This