UM MINUTO COM MARIA

Cada vez mais soldados suíços em peregrinação a Lourdes !

Na Suíça, Monsenhor Alain de Raemy é o responsável pela capelania militar. Bispo auxiliar de Lausanne, Genebra e Friburgo (LGF), ele foi, igualmente, capelão da Guarda Suíça, em Roma. Numa entrevista para a edição alemã do portal Vatican News, ele testemunhou sobre a peregrinação militar internacional de Lourdes, que aconteceu de 18 a 20 de maio de 2018:

Quais são as diferenças entre a Guarda Suíça e o exército suíço?

Na Guarda, o soldado vive uma experiência privilegiada, na escolta do Sucessor de Pedro. Naturalmente, ele deve se questionar sobre a fé. E seus serviços são, muitas vezes, longos, sempre em silêncio, sem telefone, ou qualquer outra distração. Ele faz, então, uma verdadeira experiência da descoberta de si mesmo, no silêncio, diante de Deus.

No entanto, esta experiência profunda, para os soldados do exército suíço, é menor. Eles retornam a casa nos fins de semana e a pastoral não está tão presente como está na Guarda suíça. Porém, os soldados suíços e aqueles que estão a serviço, estão indo, cada vez mais a Lourdes. Entre os que se inscrevem para as peregrinações, há protestantes, e, já há dois anos, muçulmanos, também. Em 2017, um soldado católico recebeu a Confirmação, em Lourdes o que ele desejava fazer durante a peregrinação.

De que maneira, segundo o senhor, uma peregrinação militar se adapta ao contexto de Lourdes. De que forma os soldados se integram a ela?

Lourdes significa uma volta à Fonte. Foi o que a Virgem Maria disse a Bernadete. Eles devem fazer a peregrinação, unidos, caminhando como um povo. Isto tem um significado profundo para aqueles que viveram situações de guerra.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

setembro 2020

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
  • Posse de D…
13
  • Crisma
14
15
16
17
18
19
  • Obra de Ma…
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This