UM MINUTO COM MARIA

“Cante para mim e eu jamais o abandonarei”

Nascido na Bulgária e tendo estudado em Constantinopla, São João Coucouzèle (+ 1360), deixou o ofício de cantor, na corte do imperador bizantino, para se tornar monge no Monte Athos, situado ao norte da Grécia. No início, ele só cantava para as cabras e para os animais das colinas, que se amontoavam ao seu redor, para ouvi-lo. Porém, logo que seu talento foi descoberto, colocaram-no como dirigente do coro da Igreja.

Conta a história que, um dia, após uma longa sessão de canto, na vigília do hino Akathistos ─ cerimônia de louvores à Mãe de Deus, diante de seu ícone, realizada no quinto sábado da Quaresma ─ João adormeceu, na estala (cadeira de espaldar alto destinada aos eclesiásticos, no coro ou capela-mor de uma igreja). A Virgem lhe apareceu dizendo-lhe: Cante para mim e eu jamais o abandonarei. Em seguida, Maria colocou uma peça de ouro em sua mão. Ele despertou e constatou que a peça era real!

João Coucouzèle é um dos grandes hinógrafos ou compositores de música sacra da Igreja ortodoxa. Sua contribuição litúrgica é muito importante. O ícone de Maria, exposto no mosteiro diante do qual ele cantava e meditava, foi denominado Koukouzelissa, de acordo com o nome de seu bem-amado cantor. O ícone é celebrado no dia 1º de outubro, dia da festa do santo.

Informações do site do Monte Athos

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

janeiro 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
  • Núcleo Lux…
27
28
29
30
31
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This