Agenda Histórica Destaque Notícias das Paróquias e Foranias Notícias Diocesanas Padroeiro

CATEDRAL CELEBRA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS

186 anos. É a quantidade de tempo que, como paróquia, a população portuense celebra Nossa Senhora das Mercês – embora a festa já acontecesse bem anteriormente da criação da paróquia. E neste ano de 2021, não foi diferente.

Com novena iniciada em 15 de setembro, como no ano anterior, a paróquia disponibilizou dois horários de missas, afim de aliviar o quantitativo de fiéis que lotavam a centenária igreja.  A catedral, funcionando com 80% de sua capacidade, recebeu os devotos com todos os cuidados de prevenção da COVID-19 as 07h00 e as 19h00, com bênçãos especiais todos os dias. A novena ainda refletiu sobre os 50 anos do mês de setembro como “Mês da Bíblia”.
Durante a novena e a festa, a paróquia contou com a visita dos padres Douglas Lira, Adeilton Ferreira, Marcos Rabelo, Dorivan Ribeiro, Jaine Gomes,  Marquinélio Rodrigues, Eldinei Carneiro , Edivaldo Roberto, Kelton Castelo, Luiz Alberto, Edisley Batista e Valdemir Alves, Vigário Geral da diocese, além dos monsenhores Jones Ronaldo, Juarez Gomes e Juraci Cavalcante.

Neste ano a parte social do festejo também foi diferenciada, dadas as condições ainda da pandemia. Uma Live Mariana conduzida pelo Seminarista Rafael Ferreira, uniu os fiéis num lindo momento de oração, louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento. Um leilão virtual pelo WhatsApp agitou o dia 19 (domingo). Das 10 horas da manhã até as 20h00, cem prendas foram arrematadas. Um segundo leilão no dia 22 arrematou mais prendas. Ainda foi feito um leilão-envelope, onde uma joia de ouro com esmeraldas foi arrematada.No dia 23, aconteceu a coroação do novo rei e das novas rainhas de N. Sra. das Mercês, que comporão a equipe de festeiros de 2022.

No dia 24, dia da padroeira, foram rezadas cinco missas, todas com a lotação máxima permitida pelo decreto municipal.  A tradicional Missa Solene das 09h00 foi presidida pelo pároco, Pe. Jucimar Ribeiro e contou com a presença de Pe. Valdemir Alves, que, na condição de Vigário Geral, representava o bispo diocesano, D. Romualdo, que se encontra na Polônia.

A coroação da festa foi uma grande carreata pelas ruas da Paróquia Nossa Senhora das Mercês.

No canal Catedral de Porto Nacional no Youtube, você pode rever as missas da novena.

PASCOM
Catedral de Porto Nacional

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

outubro 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This