Agenda Histórica Destaque Notícias Diocesanas

CATEDRAL DE PORTO NACIONAL CELEBRA 18 ANOS DE DEDICAÇÃO

Dom Romualdo Matias, bispo diocesano de Porto Nacional, presidiu missa de aniversário de dedicação de igreja e altar da Catedral de Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional. Concelebraram com ele, Pe. Jucimar Ribeiro, pároco da Catedral, Pe. Haroldo Carvalho, vigário paroquial, Mons. Juraci Cavalcante, que foi pároco da catedral por 26 anos, Mons. Juarez Gomes, da Paróquia N. Sra. de Fátima, em Fátima (TO), e pe. Douglas Lira, reitor do Seminário São José.

Tendo sido consagrada a Deus e dedicada a Beatíssima Virgem Mãe de Deus sob o titulo de “Nossa Senhora das Mercês” em 26 de abril de 2003, por Dom Alberto Taveira Correia, então arcebispo metropolitano de Palmas, a pedido de nosso bispo diocesano na época, Dom Geraldo Gusmão, a centenária catedral, um ícone do Estado do Tocantins, é considerada, além de mãe de todas as igrejas da Diocese de Porto Nacional, mãe de todas as igrejas do Tocantins, uma vez que todas as dioceses do estado são filhas de Porto Nacional.

Na homilia, o bispo destacou a importância e a heroicidade de todos os que passaram por este templo, desde a colocação de sua pedra fundamental até os padres da história recente.

Na ocasião, Pe. Douglas Lira, apresentou aos seminaristas propedeutas as suas madrinhas de oração.

CONSAGRAÇÃO DE IGREJA E ALTAR

O rito de Dedicação e Consagração de Igreja e Altar é uma das mais belas liturgias da Igreja. Nela, o bispo e o povo, entram em procissão no templo que será consagrado, asperge suas paredes com água benta, consagra  as paredes traçando doze cruzes com o óleo do crisma, que também é derramado sobre o altar. Sobre o altar “crismado” é colocado um braseiro em chamas e sobre elas posto incenso, para que as orações e o sacrifício ali feito subam como agradável odor a Deus, além de ter encerrado sob o altar, as relíquias de santos. Por fim, a igreja é iluminada, pondo sobre o altar suas velas e acendendo também outras doze velas, onde fora traçado o sinal da cruz com o crisma nas paredes.

O ato de dedicar algo ao Senhor possui suas raízes mais profundas no Antigo Testamento. Já ali encontramos a dedicação de alguns altares (Nm 7, 10-11. 84. 88), de casas (Dt 20,5) e sobretudo, as diversas e sucessivas dedicações do Templo do Senhor realizadas por Salomão (1Rs 8, 1-66), Esdras (Esd 6, 15-18) e Judas Macabeus (1Mc 4, 36-59). Esta festa tinha sua grande importância para o povo judeu, pois lhes recordava que o Templo onde realizavam suas orações era a casa do Senhor, a morada de Deus no meio deles. Esta festa também os recordava a sua dignidade de povo escolhido pelo Senhor e o seu dever de ser-lhe fiel.

Com toda razão, desde a antiguidade, dá-se o nome de “igreja” aos edifícios construídos nos quais a comunidade cristã (a igreja) se reúne para celebrar os sacramentos, ouvir a Palavra de Deus e fazer suas orações pessoais. Estas igrejas (templos), sinais visíveis da Igreja peregrina na terra e da Igreja celeste, tornam-se a casa de Deus, pois são destinadas unicamente e de modo estável a reunir o Povo do Senhor e a realizar os atos sagrados. Por isso, de acordo com antiquíssimo costume dos cristãos, convém que suas igrejas sejam dedicadas ao Senhor mediante rito solene. Um rito muito belo que manifesta a dignidade desta igreja de construção e nos mostra o mistério do Povo de Deus que é a Igreja.

Texto e Fotos: Sem. Rafael Ferreira – PASCOM Diocesana.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

maio 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
  • Diácono Ad…
2
3
4
  • Pastoral d…
5
6
7
8
  • Crisma
9
10
11
  • Compromiss…
12
13
14
15
  • Crisma
16
  • Crisma
17
18
  • Encontro d…
19
20
21
22
  • Crisma
23
  • Crisma
24
25
26
  • Forania Pa…
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This