CATEQUISTAS DE ALIANÇA RECEBEM 2ªETAPA DE FORMAÇÃO

Compreender a catequese como um outro Caminho de Emaús. E como diz o ditado, “o caminho se faz caminhando”.

E é assim, caminhando, que os catequistas da Paróquia São João Batista estão, caminhando em uma jornada formativa, compreendendo a História da Catequese – do Pentecostes aos dias de hoje – assessorada pelo Coordenador Diocesano da Dimensão para a Animação Bíblico-Catequética, Pe. Rafael Ferreira.
Em um primeiro encontro, em março de 2023, os catequistas tiveram a oportunidade de conhecer o percurso da catequese dos tempos apostólicos até o século X. No encontro ocorrido no ultimo sábado, dia 13, foi percorrido o período do séc. X até o séc. XX, com ênfase na compreensão do contexto histórico-social da Igreja e da sociedade na América Latina no pós-Concílio e as influencias da Teologia da Libertação e da Renovação Carismática Católica para a evangelização em massa nos anos 80 e 90 do século passado.
Segundo o formador, Pe. Rafael, “olhar para trás na história da Catequese, é fundamental para entendermos o que estamos fazendo hoje enquanto serviço de evangelização. Os tempos mudaram e a catequese acompanhou as mudanças, ora mais valorizada, ora menos valorizada, mas nunca estacionou. O tempo de nosso século pede uma outra forma de catequizar e a Igreja do Brasil e do Regional Norte 3 tem nos pedido uma catequese de caminho, que chamamos ‘catecumenal’. Para caminharmos daqui pra frente, precisamos saber como foi que chegamos aqui”.

Um novo encontro acontecerá no mês de agosto na paróquia de Aliança para que os catequistas entendam mais sobre 3 obras fundamentais para o catequista de hoje, os documentos da CNBB, Catequese Renovada (Doc. 26) e Diretório Nacional de Catequese (Doc. 84), e o Diretório da Catequese, do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, da Santa Sé, e uma oficina para entender e usar bem os livros /método adotado pela Diocese de Porto Nacional, “Casa da Iniciação Cristã”, de D. Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo de Santa Maria (RS) e Presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB. Um destaque importante vai para a participação do pároco, Pe. Wagner Correia nos 2 momentos de formação. A participação do pároco é fundamental pois ele é o primeiro catequista da paróquia.