Centenas de fiéis católicos compareceram a Matriz de Santo Antônio nesta quarta-feira de cinzas

Na noite desta quarta-feira (06/03), centenas de fiéis foram ao encontro de Jesus, na Matriz de Santo Antônio em Gurupi celebrar a quarta-feira de cinzas, que marca o primeiro dia da quaresma dando início aos 40 dias de penitência e muita oração para todos os fiéis cristãos em todo o mundo.

A intenção desse sacramental é levar-nos ao arrependimento dos pecados,  é fazer-nos lembrar de que não podemos nos apegar a esta vida, este é um dos maiores sentidos, de que devemos pedir perdão aos nossos pecados e nos reconciliarmos com Deus, por tudo que nos é proporcionado na vida. Este tempo da quaresma marca também um tempo para a conversão a Cristo Jesus.

Pe. Eldinei Carneiro vez menção ao evangelho do dia Primeira Leitura (Jl 2,12-18),  voltai para o Senhor, vosso Deus; a Segunda Leitura (2Cor 5,20-6,2) e ao evangelho (Mt 6,1-6.16-18), “o que vale ao Cristão não são os gestos externos, e sim sair do exterior para o interior” e falou do significado da quaresma. “A quaresma é o retiro é a caminhada que a Igreja nos proporciona para mergulharmos na graça de Deus”. E nos ensinou sobre como devemos ser cristãos neste tempo através do seguinte tripe que são 3 pontos.

Tripé da quaresma

O tripé da quaresma “são 3 pontos: o  1º o relacionamento com Deus, a oração, se você fizer serás feliz com Deus, 2º relacionamento com os irmãos, amar o próximo como a si mesmo, através da caridade, e depois 3º o relacionamento consigo mesmo, o jejum , fugir daquele que gera aparência, diz a palavra já percebeu a sua penitência,  fazer segundo Jesus Cristo segundo a sua vontade”, e por fim falou sobre a campanha da fraternidade.

Campanha da Fraternidade 2019 : Fraternidade e Política Públicas

Lema: “Serás libertado pela justiça e pelo direito” (Is 1, 27

Pe. Eldinei Carneiro comentou sobre a Campanha da Fraternidade deste ano e fez um apelo a todos os cristãos.”A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ( CNBB), nos convida, a comunidade e a todos os homens de bem e a  comunidade civil para as políticas públicas, ela só acontece com a participação, tem que ter a participação, não é a política partidária, mas do conselho tutelar, o conselho do adolescente, o conselho da pessoa idosa, este é o convite da Igreja, gerar o respeito e o amor ao próximo, que possamos nesta quaresma participar mais e nos envolver mais”, enfatizou o pároco.

Durante a Santa Missa de cinzas estiveram presentes ainda as autoridades civis promotoras Dra. Jussara Barreira, Dra. Valdelice Moreira, Dr. Kita Maciel da Defensoria, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)  Dra. Venância Figueiredo, Dr. Joaquim Pereira da Costa Junior, Dr. Adriana Maia de Oliveira, os magistrados Dra. Cibele Belizia , Dr. Ademar Alves, Vereadores Miriam Lustosa Ribeiro e André Caixeta.

Ao final da missa foram apresentados os novos organizadores que irão está a frente dos festejos de Santo Antônio de 2019, e a comunidade cantou os parabéns a todos os aniversariantes da semana.

Mas o  que é  a quaresma?

Quaresma vem de quarentena, ou seja, quarenta dias de oração, jejum e penitência para os cristãos de todo o mundo, ela inicia na quarta-feira de cinzas e termina no domingo de ramos, para então vivermos o período pascal. É um tempo  para a conversão, a Igreja celebra o tempo para o arrependimento dos pecados, tempo em que Jesus Cristo nos convida a uma mudança de vida significativa.

A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal.

Por que 40 dias?

Segundo o catolicismo, esses 40 dias de reflexão e de penitência relembram os 40 dias que Jesus passou no deserto sendo tentado por Satanás a renunciar sua missão de salvar a humanidade do pecado. Mas não é só na Quaresma que o número 40 aparece como dias ou anos de tormento que antecedem fatos importantes. Na época do dilúvio, por exemplo, foram 40 dias de chuvas incessantes, Moisés também passou 40 dias no Monte Sinais e o povo de Israel peregrinou por 40 anos no deserto.

Qual o significado das cinzas?

Para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer, que somos pó e ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19), para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer.

Por: Adriana Castelo Branco

Pastoral da Comunicação Social