Porto Nacional, 04 de Agosto de 2015. Dia de São Joao Maria Vianney
Prezados Sacerdotes e Diáconos.
Já passou a festa do nosso Centenário. Não posso esconder os sentimentos de gratidão a Providência Divina que nos falou através deste glorioso acontecimento. Mas a vida continua, estamos a caminho. As palavras que iluminaram o nosso Centenário através do Sínodo não perderam a atualidade. Pelo contrário, estão criando um novo sentido do Pós Centenário. Exatamente, a: Oração, Conversão, Comunhão e Missão explicam profundamente o já escolhido lema da Diocese de Porto Nacional, “Diocese Mãe que nos leva a vida nova” (Conf. Jo 10,10) que possa sempre renovar a nossa dinâmica pastoral.
Cabe-nos agora, se auto-avaliar e corrigir todas as atitudes contrárias ao Missionário Consagrado ao Reino de Deus. É urgente renovar as forças e juntos com o Bispo ouvir a voz da Igreja e caminhar!
Que o exemplo de vida e do empenho pastoral do Santo Cura d`Ars seja para nós uma frutuosa inspiração.
Nesta breve comunicação gostaria destacar os seguintes assuntos.
Necessitamos de:
- Realizar nas Paróquias até dia 30 de Outubro ás Assembleias Paroquiais, seguindo o método: ver, julgar e agir. (Responsabilidade: Párocos e Conselhos de Pastoral)
- Participar empenhadamente do encontro de Formação do Clero nos dias de 19 a 22 de Outubro. (Lugar: Comunidade “Sementes do Verbo” – Palmas. Chegada dia 19 às 18:00 hs. Enceramento no dia 22 as 12:00 hs).
- Participar empenhadamente da grande Assembleia Diocesana de Pastoral em Porto Nacional nós dias 21 e 22 de Novembro. (Responsabilidade: Vigários Forâneos e os Párocos da Cidade de Porto Nacional)
- A nossa Delegação Diocesana irá participar da Assembleia Pastoral do Regional Norte 3 nos dias 28 e 29 de Novembro em Miracema.
- Por fim, esforcemo-nos para que continuamos atuando efetivamente pelo menos as seguintes Comissões Pastorais: Família, Juventude, Vocacional, Catequese, Liturgia, “Pascom” e Terço dos Homens.
Nossa Senhora das Mercês intercedei por nós. Quem se esconde sob o seu manto sempre sairá vitorioso.
Com bençãos a todos
Dom Romualdo Matias Kujawski
Bispo Diocesano