Palavra do Bispo

CONVERSÃO E RETIDÃO

QUARESMA/2020 – DIOCESE DE PORTO NACIONAL

Prezados Sacerdotes, Diáconos, Seminaristas, Religiosas, Povo de Deus da Diocese de Porto Nacional,

A Quaresma de 2020 é iluminada pela Exortação Apostólica Pós-Sinodal: “Querida Amazônia” e pela Campanha da Fraternidade com lema: “Ouvir, sentir compaixão e cuidar”.

Nós sabemos que, no período quaresmal mais intensamente deveríamos seguir o exemplo de Jesus quando jejuava quarenta dias no deserto e assim preparando-se para atividade pública. Neste período Ele sofreu as tentações – destacaria as três clássicas: prazer, poder e riqueza. (Mt 4, 3-11) Mas Jesus às venceu com força do amor proveniente da estreita união Dele com seu Pai Celeste.

Sintetizando:

O que Jesus espera de nós nesta Quaresma? …

  1. Que sejamos homens e mulheres com a capacidade de discernir, escutar a voz de Deus e ter a coragem de implantar isso na nossa vida pessoal e na Igreja. No contexto da atual conjuntura materialista não podemos ceder nada da nossa tradição, de contrário: perceber a presença da prepotente luz divina. Basta deixar-se envolver, ouvir os outros e a natureza para que a nossa vida transforme-se em perene oração e testemunho. Papa Francisco ilumina este desejo com a linguagem poética muito bonita: “Deitados à sombra dum velho eucalipto, a nossa oração de luz mergulha no canto da folhagem eterna”. (Nº 56 da Ex. Querida Amazônia)
  2. Deixemo-nos também de ser iluminados, seguindo o lema da Campanha da Fraternidade, pela parábola de bom Samaritano (Lc 10, 30-37). Seria tão bom descobrir mais uma vez a novidade da sempre atual mensagem de Cristo. Ele se preocupa de não louvar Ele somente com os lábios, mas com os gestos concretos de amor e da caridade. Jesus espera que, seremos cada vez mais uma Igreja profética e samaritana.

Irmãos e Irmãs,

Lembro que, também no tempo da Quaresma deveríamos experimentar concretamente, através do Sacramento da Penitência a misericórdia de Jesus Cristo conosco. Que o fruto espiritual do caminho quaresmal/2020 resulta mais uma vez em nossa conversão e desejo da retidão moral nas palavras, nos pensamentos e no nosso agir.

Com a minha benção de Pastor

Dom Romualdo Matias Kujawski

 Bispo da Diocese de Porto Nacional

PASCOM-Diocesana

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

janeiro 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
  • Voo: G3 18…
27
28
29
30
31
  • Voo: LH 13…
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This