QUARESMA/2020 – DIOCESE DE PORTO NACIONAL
Prezados Sacerdotes, Diáconos, Seminaristas, Religiosas, Povo de Deus da Diocese de Porto Nacional,
A Quaresma de 2020 é iluminada pela Exortação Apostólica Pós-Sinodal: “Querida Amazônia” e pela Campanha da Fraternidade com lema: “Ouvir, sentir compaixão e cuidar”.
Nós sabemos que, no período quaresmal mais intensamente deveríamos seguir o exemplo de Jesus quando jejuava quarenta dias no deserto e assim preparando-se para atividade pública. Neste período Ele sofreu as tentações – destacaria as três clássicas: prazer, poder e riqueza. (Mt 4, 3-11) Mas Jesus às venceu com força do amor proveniente da estreita união Dele com seu Pai Celeste.
Sintetizando:
O que Jesus espera de nós nesta Quaresma? …
- Que sejamos homens e mulheres com a capacidade de discernir, escutar a voz de Deus e ter a coragem de implantar isso na nossa vida pessoal e na Igreja. No contexto da atual conjuntura materialista não podemos ceder nada da nossa tradição, de contrário: perceber a presença da prepotente luz divina. Basta deixar-se envolver, ouvir os outros e a natureza para que a nossa vida transforme-se em perene oração e testemunho. Papa Francisco ilumina este desejo com a linguagem poética muito bonita: “Deitados à sombra dum velho eucalipto, a nossa oração de luz mergulha no canto da folhagem eterna”. (Nº 56 da Ex. Querida Amazônia)
- Deixemo-nos também de ser iluminados, seguindo o lema da Campanha da Fraternidade, pela parábola de bom Samaritano (Lc 10, 30-37). Seria tão bom descobrir mais uma vez a novidade da sempre atual mensagem de Cristo. Ele se preocupa de não louvar Ele somente com os lábios, mas com os gestos concretos de amor e da caridade. Jesus espera que, seremos cada vez mais uma Igreja profética e samaritana.
Irmãos e Irmãs,
Lembro que, também no tempo da Quaresma deveríamos experimentar concretamente, através do Sacramento da Penitência a misericórdia de Jesus Cristo conosco. Que o fruto espiritual do caminho quaresmal/2020 resulta mais uma vez em nossa conversão e desejo da retidão moral nas palavras, nos pensamentos e no nosso agir.
Com a minha benção de Pastor
Dom Romualdo Matias Kujawski
Bispo da Diocese de Porto Nacional
PASCOM-Diocesana
Adicionar Comentário