
“Espiritualidade e vida cristã” foi o tema do Congresso que encerrou o primeiro módulo do Curso de Formação Teológica para Leigos, da Diocese de Porto Nacional, no último sábado, 1º de julho de 2023. A abertura do evento foi realizada pelo bispo diocesano de Porto Nacional, Dom José Moreira da Silva, e contou com a participação de seus alunos das mais diversas localidades: Porto Nacional, Natividade, Dianópolis, Ipueiras, Gurupi, Monte Alegre de Goiás, Ponte Alta do Tocantins, Monte do Carmo e Palmeirópolis.
Estes estudantes puderam compartilhar os aprendizados as aulas de introdução à Teologia, Cristologia, Pneumatologia e Eclesiologia. Sobre este aprendizado no primeiro módulo, Leivia Honorato, da Paróquia Santos Reis, de Porto Nacional, diz que o curso de Teologia é uma porta que se abriu aos novos conhecimentos, para aumentar a fé e fortalecer a vontade de anunciar Jesus. “Em mim, é a sensação de mergulhar em águas mais profundas, para saber mais sobre a Igreja e a minha fé”.
Este é o mesmo sentimento que trouxe Marilda de Almeida, de Palmeirópolis (TO), e Josélia Mendes, de Monte Alegre, no Goiás. “Moro a 400 km, tenho dificuldades de saúde, mas este curso é muito importante para mim, para minha caminhada na Igreja, e por isso eu vim”, disse Josélia. “Eu vim pela graça, pela sede de aprender e servir melhor. Foi um dia produtivo, de muitos ensinamentos e para conhecer a cidade de Porto Nacional, sua Catedral, Seminário São José e a igreja da Paróquia Santos Reis”, falou Marilda.
Após a Santa Missa, celebrada no Centro Paroquial da Santos Reis, pelo Pe. Eldinei Carneiro, os estudantes almoçaram e seguiram à Catedral para conhecer sua história e a do Seminário São José. Também visitaram o Memorial do Padre Luso e a programação finalizou com a Palestra “Espiritualidade e Vida Cristã”, ministrada pelo Padre Luan Aguiar, na Catedral.
O Pe. Edisley Batista e o leigo César Evangelista, coordenadores do curso, agradeceram a presença de todos, ao final do evento, e motivaram para continuidade, em seu retorno, em agosto.
“A presença dos estudantes confirmou a seriedade e a perseverança da turma e de como estão inteirados com a proposta do curso. Chamou nossa atenção a forma como o curso tem repercutido na caminhada eclesial de cada um, mas também de sua vida pessoal – uma vocação leiga vivida intensamente. Esta é uma das vantagens da Diocese, de nossa Igreja, na formação de seus leigos: são sal da terra e luz do mundo onde quer que estejam”, comentou César.
“Primeiro, foi uma satisfação encontrar os estudantes neste congresso. Demonstrou o interesse e a seriedade no curso. Segundo, esse abrir de portas da Igreja, para mostrar ao leigo nesta formação o que é esta instituição, sobre nossa fé, faz com que eles sirvam melhor nas suas comunidades e estejam mais preparados em seus trabalhos pastorais”, pontuou Pe. Edisley.
“Eu louvo a Deus pela criatividade e vontade desses coordenadores neste curso. Devemos formar o leigo! O leigo faz parte do corpo da Igreja como os consagrados. Todos nós, juntos, fazemos essa Igreja uma, santa, católica e apostólica, que busca em Jesus o caminho para Deus”, finalizou Dom José Moreira.



