VATICANO

VATICANO

CNBB

REGIÃO NORTE 3

De que forma a Virgem Maria solicitou a celebração do seu aniversário

A pequena cidade de Béhuard situa-se numa ilha do Loire, não distante de Angers, no departamento francês de Marne-et-Loire. A devoção a Nossa Senhora de Béhuard, remonta a *São Maurílio, discípulo de São Martinho de Tours, bispo de Angers, que erigiu em 431 ─ ano do Concílio de Éfeso (atual Turquia), quando Maria foi proclamada “Mãe de Deus” (Theotokos, em grego) ─ uma estátua da Virgem, sobre o rochedo vulcânico de Béhuard, para homenagear a sua natividade.

Efetivamente, um ano antes, em 430, próximo ao mosteiro do Monte Glonne (Saint-Florent-le-Vieil, Maine-et-Loire), na assim chamada “la Croix Pichon” (a Cruz Pichon), atualmente santuário de Marillais, São Maurílio havia usufruído de uma aparição da Virgem Maria, sobre um álamo, pedindo-lhe que estabelecesse, na diocese de Angers, uma festa solene para comemorar o seu santo nascimento, no dia 8 de setembro.

A tradição atribui que esta estátua teria substituído os ídolos pagãos, marcando, assim, Béhuart como um dos locais mais antigos da cristianização de Anjou.

* São Maurílio é o santo padroeiro de Angers, invocado por pescadores e jardineiros.

Notre Histoire avec Marie

ASSINE NOSSA NEWSLETTER