Dia de Finados é celebrado com Missas em Porto Nacional – TO

As tradicionais missas de finados foram celebradas nos cemitérios de Nossa Senhora das Mercês e São Pedro, nesta quarta-feira, 02 de novembro de 2022, em Porto Nacional – TO. Em cada cemitério, foram realizadas 3 missas simultâneas às 08h, 10h e 16h com grande participação de fiéis que estiveram prestando homenagens aos seus entes queridos.

O Pe. Eldinei Carneiro, Pároco da Catedral e Vigário Foranêo de Porto Nacional, presidiu a missa principal das 08h no Cemitério Nossa Senhora das Mercês. Em sua fala, ele enfatizou: “O que nos traz aqui é a esperança na ressureição. Nos cremos que a vida não termina com a morte. Tudo neste mundo passa, tudo é transitório, a nossa maior riqueza é o céu”.

No cemitério São Pedro às 08h, a Santa Missa foi celebrada pelo Pe. Edisley Batista, Pároco da Paróquia Cristo Operário. Em sua fala, ele falou sobre a tradição bonita de finados em Porto Nacional e refletiu sobre a esperança na vida eterna e o fortalecimento da fé.

Ainda no cemitério São Pedro, o Pe. Jeferson Alves, Pároco da Paróquia São João Batista, presidiu a missa das 10h, que foi concelebrada pelo Pe. Eldinei Carneiro. Em sua homilia, Pe. Jeferson disse: “A igreja tem essa prática bonita em rezar pelos falecidos, convido a você a rezar por aqueles que já partiram, e lembrem: a morte é apenas passageira e um dia encontraremos com o senhor”.

Pe. Douglas Aires, Reitor do Seminário São José e Monsenhor Jones Pedreira, celebraram às 10h, no Cemitério Nossa Senhora das Mercês. As missas seguiram até às 16h, e foram presididas pelo Pe. Leomar Sousa (Santuário Senhor do Bonfim), e concelebrada pelos Padres: Jakson Sousa (Paróquia de Monte do Carmo – TO) e Alex Guimarães (Paróquia Santos Reis) no Cemitério São Pedro e pelo Pe. Jaine Gomes (Paróquia Divino Espírito Santo) no Cemitério Nossa Senhora das Mercês.

Para a Fiel Elvanir Matos, “É um dia muito importante e dedicado aos entes queridos, é um dia de rezar e pensar com saudade, que possamos fortalecer nossa fé em cristo e acreditar na ressureição daqueles que já partiram”.

O Sr. Ronivon Maciel, Prefeito de Porto Nacional, falou sobre este momento tão importante para os familiares, representa a fé na vida eterna e a manifestação da fé. Nossa equipe da prefeitura municipal teve a preocupação em organizar e acolher as pessoas que por aqui passaram para prestar suas homenagens em parceria com as paróquias. O Bispo Dom Romualdo Matias cumpre agenda oficial na Polônia para a Sagração Episcopal de um conterrâneo.

Texto: João Victor Lima