Notícias Diocesanas

Diocese de Porto Nacional Celebra 100 Anos de História e Evangelização

A Diocese de Porto Nacional viveu nesse último domingo (12), mais uma belíssima página da sua história, a celebração do Centenário. Tudo teve início com a III Jornada Diocesana da Juventude, as 8h00, na Paróquia do Divino Espírito Santo em Porto Nacional. As 12h30, no aeroporto local, houve a acolhida do Representante do Papa no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, que foi acolhido pelo Bispo Diocesano, Dom Romualdo Matias, pela Vice Governadora do Estado, Cláudia Lélis e o Prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, Senador Vicentinho e o seu filho, Deputado Federal, Vicentinho Jr, o Vereador Miúdo, Representante da Câmara Municipal, ainda estiveram presentes outras autoridades e religiosos. À tarde, o Núncio Apostólico visitou os jovens participantes da Jornada Diocesana da Juventude. Onde deixou uma mensagem de fé, encorajamento e esperança. Ele foi recepcionado pelo Pároco, Pe. Jakson. Participaram desse momento o Bispo Dom Romualdo, O Vigário Geral, Pe. Valdemir,  o Moderador da Cúria, Pe. Paulo Sérgio, o Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Eldinei. Às 18h, aconteceu um coquetel no Seminário para os Padres e Autoridades.

O momento mais esperado era a Santa Missa, que iniciou às 20h00, e foi presidida pelo Sr. Núncio, Dom Giovanni. Antes do início da celebração, Dom Romualdo deu as boas vindas ao Núncio, aos Bispos, aos Sacerdotes, Religiosos e Religiosas e às Autoridades civis . Na sua fala Dom Matias fez um breve relato recordando seus predecessores: “Quero neste momento solene, fazer memória dos Bispos Domingos, Alano, Celso e Gusmão, eles muito contribuíram para o bom êxito da nossa Diocese. “Estou muito feliz de viver esse momento histórico como Bispo de Porto Nacional, cidade de um povo bom e humilde”. E finalizou: “Tenhamos um olhar para o futuro, sem perder a nossa identidade histórica”. Na sua homilia, Dom Giovanni destacou a importância da celebração e a alegria de estar em Porto Nacional:” cheguei aqui para estar com vocês, embora seja breve a minha passagem, mas quero estar perto de vocês, prefiro falar sem o discurso que preparei, porque assim falo de coração para coração”. E concluiu:” É preciso colocar Jesus no centro da nossa vida, Ele não é somente uma esperança, mas uma certeza”. Toda a celebração foi marcada pela presença de fiéis de outras paróquias e várias representações recordando a presença dos 5 bispos. Ao final da missa, o Pároco da Catedral, Pe. Pedro fez seus agradecimentos, iniciando com uma citação bíblica: “Não há nós Senhor, mas tudo por vós”. Ele agradeceu ao Núncio, Dom Romualdo, aos Bispos, aos Sacerdotes, as Autoridades e o povo de Deus. Agradeceu de modo particular os Padres Eldinei e Paulo Sérgio, membros da Comissão Organizadora.

Participaram da missa, os Bispos Dom Pedro (Palmas), Dom Geovane (Tocantinópolis), Dom Philip ( Miracema) Dom Rodolfo e Heriberto (O titular e o Emérito de Cristalândia), Dom Geraldo (Emérito de Porto Nacional), Dom José Moreira (Januária – MG), Dom José (Bispo Emérito de Cárcere – MT), Dom Dominique (Conceição do Araguaia – PA) e o Cardeal Dom Cláudio Hunes (Arcebispo Emérito de São Paulo e Bispo da Comissão da Amazônia da CNBB). Participaram ainda o Clero de Porto e Sacerdotes de outras Dioceses. A missa contou com uma grande multidão, aproximadamente 5 mil pessoas.  Após a missa, aconteceu um grande show com o Pe. Alessandro Campos, que agradeceu muito o Dom Romualdo, Pe. Pedro, Pe. Valdemir, Pe. Paulo Sérgio, Pe. Eldinei, Pe. Tiago e Odilon. Também agradeceu ao Prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade. Dom Romualdo fez questão de agradecer também ao Prefeito de Porto Nacional. O Show foi marcado pelo grande sucesso, o que é que sou sem Jesus, além de outras canções religiosas, o Pe. Alessandro cantou canções clássicas de Milionário e José Rico, cantou ainda as mocinhas da cidade, levando o público a vibrar, dançar, envolver e participar. O Show teve a participação de mais de 20 mil pessoas.  A página da Diocese de Porto Nacional continua aberta para reescrever  história de anúncio, missão e vivência do Evangelho.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

março 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
  • Retiro dos…
2
3
4
  • Reunião do…
5
6
7
8
9
10
  • Forania de…
11
12
13
14
15
16
17
18
  • Freiras
19
20
  • Congresso …
21
  • Congresso …
22
23
  • Forania de…
24
  • Forania de…
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This