A Diocese de Porto Nacional – TO realizou entre os dia 19 e 20, a Tradicional Formação do Clero, na Comunidade Sementes do Verbo, em Palmas – TO. O encontro foi coordenado pelo Bispo Diocesano Dom Romualdo Matias, que abordou os seguintes temas: 1 – Eclesialidade (Critérios Doutrinais/Dogmáticos (a fé) e Critérios Teológico-Pastoral (Unidade, Santidade, Homo Viato – Homem a Caminho, Universalidade e Apostolicidade na Igreja. Ainda se tratou da Dimensão Mariana e da Espiritualidade Diocesana.
Em entrevista com nossa equipe Dom Romualdo expressou: “O eixo da nossa fé é Jesus no centro, a formação serve para o aprofundamento da nossa comunhão presbiteral, estou muito feliz com mais esse momento”. Já o Vigário Geral Pe. Valdemir Alves salientou: “É uma oportunidade que temos de viver a fraternidade sacerdotal em comunhão com o bispo”.
O Pe. Eldinei Carneiro Pároco da Catedral e Vigário Forâneo pontuou: “Estamos vivenciando a sinodalidade, que se faz também através da comunhão, formação e aprofundamento da nossa fé”. O encontro estava previsto para começar na segunda-feira, mas devido à morte do Pe. Wesley Borges Fernandes foi adiado para quarta-feira. Ao final da exposição, o Reitor Pe. Douglas Aires e Pe. Pablo Luiz Reis falaram do Seminário, Pe. Jackson Sousa da Fazenda da Diocese, Pe. Edisley Batista da Pastoral e Pe. Heldeir Gomes da Secretaria do Regional Norte 3 da CNBB. A formação foi marcada por estudo, partilha do caminho sinodal, propostas e celebração eucarística. A formação teve a cobertura da Pascom Diocesana e da Catedral.
Texto: Padre Eldinei Carneiro
 
 
